Pronto para emagrecer?

Pronto para emagrecer

A balança está acusando, o espelho denunciando e a calça já não tem mais aquele mesmo caimento. Ou, durante anos, o número do manequim vem aumentando. Quando percebemos, ou queremos perceber, o desespero toma conta. Não é assim sempre? Às vezes, o ponteiro da balança nem subiu tanto e o que queremos é nos sentir bem.

Se muitos quilos têm que ser eliminados, quem não já disse "é hora de fechar a boca"? Se são poucos, é passar "só uma semana" bebendo líquidos e quase nem se alimentando. Parece mais autoflagelação.  

É preciso parar de pensar e agir assim. Essa atitude somente prejudicará o corpo e a saúde. É preciso parar de pensar somente na estética.

Reduzir excessivamente ou eliminar alimentos do dia-a-dia, leva ao desânimo, apatia e, muitas vezes, à tortura de freqüentar festas, ir a um restaurante ou sair com amigos. Parece exagero, não é mesmo? Mas quem antes não pensou que seria difícil resistir "às tentações" se fosse sair da rotina?

Bem, então é hora de mudar tudo. O que fazer?

Primeiro: saiba que é possível emagrecer comendo. Parece brincadeira, mas tem muita gente que acredita que não.

Por exemplo, pular refeições é atitude comum, muito comum. No jantar, o erro mais freqüente é ingerir só uma sopa. Ou uma fruta. Ou, passa-se o dia inteiro em uma elevada restrição e, à noite, quase não se agüenta de tanta fome. Mas cumpri-se a penitência.

Segundo: pense há quanto tempo está com excesso de peso. Meses? Anos? Então por que acha que tem que emagrecer em dias? O olho brilha quando lê chamadas do tipo "perca 5 quilos em 5 dias", certo? Mude de atitude!

É hora de pensar que emagrecer não é somente estética. Emagrecer significa saúde, se tomar as atitudes certas.

Passo a passo

  • Não fique mais do que 4 horas sem se alimentar. Por isso, faça pequenos lanches intermediários entre as refeições principais.
  • Não pule nenhuma refeição. Principalmente o café da manhã. O corpo vem de um logo período em jejum após o período de sono e precisa repor energia e nutrientes.
  • Frutas, verduras, legumes, carnes, leite, cereais devem fazer parte da alimentação diária. Evite restringir um grupo de alimentos ou nutrientes como, proteínas (carne) ou carboidratos (pães, cereais, tubérculos).
  • Dê preferência aos alimentos menos calóricos. Do grupo de leite e derivados, prefira os desnatados e queijos brancos (ricota, cottage, frescal). Carnes: opte pelos peixes, aves e as que apresentam menos gordura visível.
  • Se não vive sem um doce, diminua a quantidade. Evite eliminá-los. Excluí-los fará com que não resista em um determinado momento, sendo isca fácil para cometer exageros.
  • Beba muita água durante o dia, no mínimo, 1,5 litro.
  • Evite frituras, molhos gordurosos, gratinados. São muito calóricos, prejudicando a eliminação de peso.
  • Evite ficar beliscando durante todo o dia. Estipule horário para as refeições e cumpra-o.
  • Essas são pequenas atitudes que podem ser tomadas para que possa seguir uma alimentação saudável e emagrecer. Não pense que de um dia para o outro tudo tem que ser seguido corretamente. Aqui, falamos em mudança de hábito. Para isso é necessário tempo. Igualmente para emagrecer. Se mudar o hábito, mudará a forma de ver e pensar o alimento. Aí então, não precisará sempre estar se penitenciando, pois a alimentação saudável fará parte do seu dia-a-dia, sem sofrimentos.    

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