Que tal um prato de sopa quentinha?

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Que tal um prato de sopa quentinha

Não existe nada mais gostoso do que saborear uma sopa bem quentinha neste inverno, não é verdade? Com o friozinho, estamos sempre à procura de algo que nos aqueça, mas o que consumir para saciar a fome e manter a boa forma? A sopa pode ser uma ótima pedida  

Minestrone (italiana), won ton (chinesa), caldo verde (português), gazpacho (espanhol), estes e outros milhares tipos de sopas são apreciados por pessoas do mundo inteiro. Um prato de fácil preparo, com custo acessível para todas as classes sociais.

As sopas em geral são preparadas a partir dos caldos de carnes ou legumes e acrescidos de outros ingredientes. É justamente nesses ingredientes que está o segredo, pois são os grandes responsáveis para que a sopa seja rica em nutrientes, com poucas calorias e com sabor irresistível.

Para preparar sua sopa, escolha ingredientes de grupos variados, como, cereais ou tubérculos (macarrão, arroz, batata, mandioca, mandioquinha), proteínas (frango, carne, peixe) e grãos (lentilha, feijão, grão de bico, ervilha). Verduras e legumes são à vontade.

Também é importante evitar ter mais que dois alimentos do mesmo grupo alimentar. Não é necessário ter na mesma sopa o macarrão, a batata e a mandioca. Dessa forma você consumirá mais calorias.

Evite alguns ingredientes como: creme de leite, toucinho, queijos amarelos, carne com gordura, pele de frango, etc. Cuidado na quantidade! Se você parar para pensar, irá perceber que a sopa pode ter vários ingredientes com calorias mais do que suficientes. Então, não é preciso repetir duas ou três vezes, certo?

Outro ponto importante é aquele que se refere aos acompanhamentos, como, por exemplo, azeite de oliva, pão, torrada ou queijo ralado. Se a sopa tiver muitos ingredientes não é necessário acrescentar nenhum acompanhamento, mas se você adora apreciar os cremes de ervilha, palmito, queijo, entre outros, não tem problema acrescentar um pãozinho ou torradas.

Quanto ao azeite, acrescente pouca quantidade, assim não aumentará em muito as calorias. Em relação ao queijo ralado, veja se realmente é necessário, pois em 10g de parmesão ralado tem aproximadamente 45kcal.

Utilize temperos naturais para preparar sua sopa, como, alho, cebola, tomate, salsão, pimenta e ervas aromáticas. Ao invés de utilizar caldos de carne, galinha, legumes industrializados, você vai ver que ficará com um sabor maravilhoso.

Dê preferência por preparar sua sopa de forma caseira, ao invés de consumir com muita freqüência estas sopas prontas de pacotinho, que muitos adoram consumir visando a eliminação de peso.

As sopas prontas devem ser utilizadas como um coringa nos dias em que você está cansada, com fome, podendo prepará-las em pouco tempo. Evite consumi-las diariamente, pois é um produto industrializado. Muitas contêm aditivos químicos, aromatizantes, gordura hidrogenada e outros tipos.

Para quem deseja eliminar peso, ter a sopa como uma opção no jantar ou no almoço é uma ótima idéia, mas desde que seja uma sopa nutricionalmente completa, que tenha todos os grupos alimentares. A sopa pode ser uma boa pedida nesta época do ano, pois você vai se aquecer, comer de forma saudável e ainda eliminar peso com saúde.    

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: nutrição saúde boa forma sopa inverno

Últimas