Reaproveite suas Frutas

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Reaproveite suas Frutas

Geralmente as pessoas não aproveitam totalmente os alimentos e justamente esta parte que você joga fora, pode conter muitos nutrientes e propriedades saudáveis.

Atualmente o desperdício é tanto, que milhares de pessoas conseguem sobreviver com o alimento que retiram do lixo, você já pensou nisso? Temos em nosso país, uma grande variedade de frutas, verduras e legumes nutritivos desde a raiz até as folhas. Utilizar integralmente os alimentos, faz com que o seu cardápio seja mais rico em nutrientes, além de ter um custo menor.

Aproveitar totalmente o alimento significa usar os recursos que o alimento disponibiliza sem desperdiçar: sementes, raízes, caules, folhas, frutos e cascas.

MaisEquilíbrio escolheu algumas frutas muito consumidas pela população em geral e vamos ensinar como é possível aproveitar integralmente todos elas.

Banana

A banana é umas das frutas mais populares. Cozida, assada, frita ou ao natural, este alimento possui muitos nutrientes como a vitamina A e C, fibras e o mineral potássio, que previne o surgimento de cãibras. Mas o que muitos não sabem, é que na casca da banana também encontramos nutrientes. Em 100 g de casca de banana, temos: 28,66 kcal, 4,48 g de carboidratos, 0,84 g de proteínas, 0,82 g de lípideos e 2,96g de fibras.

Receita: Pão de Casca de Banana

Laranja

Uma das frutas cítricas mais comuns, além de conter vitamina C, possui pectina, uma fibra solúvel que colabora com o funcionamento intestinal. Na casca da laranja, você tem uma grande quantidade de fibras. Em 100 g de casca de laranja, temos: 103,23 kcal, 22,06 g de carboidratos, 1,52 g de proteínas, 0,99 g de lipídeos e 6,41 g de fibras.

Receita: Bolo de laranja com casca

Abacaxi

Fruta tipicamente tropical, o abacaxi possui vitaminas e minerais, como vitamina A, C, K, folato e magnésio. É bastante conhecida pela sua enzima bromelina, que auxilia a digestão das gorduras. Porém, isso não significa que o consumo da fruta possa aumentar o metabolismo da gordura ou mesmo diminuir a gordura localizada. A cassa possui em 100 g: 40,52 kcal, 8,58 g de carboidratos, 0,56 g de proteínas, 0,44 g de gordura e 4,64 g de fibras.

Receita: Farofa com Casca de Abacaxi e Talos

Maracujá

Com uma quantidade pequena de calorias, o maracujá é pedida certa para a saúde. A fruta da paixão ainda possui vários nutrientes em partes normalmente não comestíveis como a sua casca, que pode render várias receitas. Confira: em 100 g de casca de maracujá, temos 41,56 kcal, 9,12 g de carboidratos, 0,91 g de proteínas, 0,16 g de gordura e 1,56 g de fibras.

Receita: Doce de Casca de Maracujá

Higienização

Estas sobras de alimentos são mais propensas a terem uma carga microbiana proveniente do solo, água, etc. Por isso, é preciso lavar tais partes muito bem em água corrente e depois colocar em solução de hipoclorito de sódio, na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água durante aproximadamente 20 minutos. Em seguida enxágüe em água filtrada.

Não apenas os folhosos, mas todos os alimentos que podemos consumir in natura, como beterraba, cenoura, tomate, entre outros, devem ser muito bem lavados. Para garantir a qualidade do alimento, é muito importante ter uma higienização adequada.

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