Saiba como se alimentar de forma saudável em restaurantes.

Saiba como se alimentar de forma saudável em resta

A falta de tempo e a distância entre o local de trabalho e a residência fez com que a maioria das pessoas passasse a realizar as refeições principais, especialmente o almoço, fora de casa. Atualmente, é raro encontrar alguém que tenha o privilégio de se alimentar da comida caseira em todas as refeições.

Quando a alimentação não é oferecida pelo local de trabalho, a alternativa é buscar nas proximidades restaurantes que forneçam refeição de forma rápida, segura, barata e, de preferência, que seja também saudável. No caso de pessoas que necessitam perder peso, a preocupação com a qualidade nutricionl da refeição oferecida é ainda maior.

No texto dessa semana, você irá aprender como se alimentar fora de casa, sem prejudicar o seu plano alimentar, fazendo a escolha certa, nos diferentes tipos de restaurantes.

Restaurante por Quilo ou do tipo Self Service

Os restaurantes do tipo self service apresentam a vantagem de possuírem uma grande variedade de alimentos de todos os grupos, com diversas formas de preparo, possibilitando maior opção de escolha. No entanto, deve-se tomar cuidado na hora de fazer o prato para não querer pegar um pouco de cada e, no final, o resultado ser uma montanha de comida. Pegue apenas uma porção do prato principal (carne) e não faça misturas do tipo arroz e feijão juntamente com massas.

Comece pela salada. As verduras e os legumes podem ser consumidos em maior quantidade, pois contêm baixas calorias. Para temperar, utilize o mínimo de azeite possível, já que 1 colher de sopa tem quase 70 calorias. Os molhos prontos e os à base de maionese também devem ser usados com moderação. Evite embutidos gordurosos (salame, presunto, fiambre, mortadela), patês e tortas salgadas. Quanto à sobremesa, procure resistir aos doces, deixando para consumi-los no final de semana. Dê preferência às frutas, saladas de frutas, gelatina diet, frozen e picolé. Em relação às bebidas, as mais indicadas são sucos naturais, água, refrigerante diet e vinho (apenas 1 cálice).

Churrascarias

Os rodízios oferecem os mais variados tipos de carnes, que vão desde carne bovina, frango, peixe, carne de porco, até embutidos, miúdos e frutos do mar. A dica é iniciar a refeição com as saladas, antes de partir para as carnes. Assim, quando chegar na parte mais calórica, você vai estar com menos fome, então a chance de exagerar é menor. Prefira as carnes com menor teor de gordura aparente, como maminha, coxão mole, alcatra, ao invés dos cortes mais gordurosos, como a favorita picanha e a costela. Os peixes e peito de frango sem pele também podem ser consumidos.

Cantinas

As massas com molho vermelho e sem recheio são as mais indicadas para quem está seguindo um plano alimentar, em busca da perda de peso. Evite as preparações com molho branco, queijos gordurosos (catupiry, prato, mussarela, provolone), embutidos (presunto) e nada de abusar do queijo ralado.

Restaurante a la carte

Nos restaurantes a la carte, a primeira dica saudável é dispensar o couvert. As famosas torradinhas com patê, pães, azeitonas, berinjela, manteiga, amendoim, podem acrescentar muitas calorias à sua refeição. Outra recomendação é pedir para o garçom fazer adaptações para tornar as preparações menos calóricas, como substituir a batata frita, por cozida ou sautê, trazer o molho da salada separado, trocar a maionese por vinagre ou limão e sal.

Grill

As carnes grelhadas são uma boa opção para compor as refeições principais, pois contêm em geral poucas calorias. Os grelhados que possuem menor teor de gordura são: carne bovina magra, filé de peito de frango e filé de peixe. Saiba escolher também os acompanhamentos, deixando de lado as preparações mais calóricas, como as frituras (batata, polenta, mandioca) e as saladas à base de maionese, dando preferência aos legumes cozidos ou refogados e às saladas verdes, temperadas com pequena quantidade de azeite, vinagre e sal.

Veja como você pode fazer a escolha certa, optando por refeições mais saudáveis e menos calóricas nos diferentes tipos de restaurantes:

Saiba como se alimentar de forma saudável em resta

Saiba como se alimentar de forma saudável em resta

Comente

Últimas