Saiba um pouco mais sobre cogumelos

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Saiba um pouco mais sobre cogumelos

Poucas são as pessoas que conhecem os tipos e as propriedades deste fungo, que pode proporcionar um sabor especial em algumas preparações e torná-las muito mais nutritivas.

Os cogumelos são classificados como fungos, ou seja, são plantas que não podem obter energia por meio da fotossíntese, extraindo então os seus nutrientes do húmus.

No Brasil, podemos encontrar os seguintes tipos de cogumelos: champignon de Paris, hiratake, shimeji, shiitake, funghi secchi, agaricus blazei e agaricus brasiliensis, conhecido como cogumelo do sol e outros.

O tradicional champignon, utilizado em preparações como o strogonoff tem um sabor suave, já o shimeji e shiitake utilizados em preparações japonesas, possuem sabor mais forte. O funghi secchi é o cogumelo seco, de origem italiana e é muito usado em risotos e molhos.

O cogumelo do sol e outros tipos de cogumelos comestíveis fornecem carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Possuem quantidade elevada de proteínas e uma quantidade pequena de gordura, e por isso podem participar da alimentação de quem deseja eliminar peso.

Com relação às vitaminas, eles fornecem: vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), vitamina C (ácido ascórbico) e vitamina D. Entre

os minerais podemos destacar: cálcio, potássio, iodo, sódio e fósforo.

Inúmeros estudos estão sendo realizados para comprovar se o shiitake e o agaricus blazei (cogumelo do sol) realmente possuem propriedades medicinais e alguns deles fornecem evidências quanto à sua ação no sistema imunológico. Quanto ao shiitake, pesquisas dizem que este cogumelo pode reduzir o colesterol sanguíneo. Porém, ainda não há nenhuma comprovação científica.

O que podemos afirmar é que os cogumelos possuem um alto valor nutritivo. E com todos estes nutrientes apresentados, esta iguaria poderia estar mais presente na sua alimentação, não é mesmo?

Veja a seguir as calorias dos tipos de cogumelos mais consumidos, as características e em que preparações podemos incluir:

Saiba um pouco mais sobre cogumelos

Os cogumelos ainda não são consumidos em grande quantidade pelos brasileiros, por que a população não conhece as propriedades nutricionais destes fungos.

Atenção: milhares de espécies de cogumelos selvagens produzem toxinas nocivas à saúde humana. Por isso, muito cuidado, não coma cogumelos selvagens antes de ter certeza de que a espécie pode ser consumida ou que um especialista informe se o mesmo é ou não comestível.

Agora que você já sabe dos benefícios destes fungos, aproveite para acrescentar em suas preparações, deixando-as mais saborosas.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas