Saúde pela nutrição Ayurveda

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Saúde pela nutrição Ayurveda

Na alimentação ocidental, come-se todos os dias para simplesmente saciar a fome. Já na alimentação ayurveda, o conceito de comer é bem diferente.

Originada na Índia, a nutrição ayurveda surgiu há mais de cinco mil anos como auxiliar da medicina ayurveda, em que os tratamentos têm cunho terapêutico e a cura é feita por meio de ervas medicinais, exercícios, ioga, meditação, massagens e, claro, a alimentação. Ayurveda (ayur = vida e veda = ciência ou conhecimento) é "ciência da vida ou da longevidade".

"Esta alimentação é dividida em doshas (grupos ou tipos, na linguagem hindu): Vata, Pitta e Kapha (se pronuncia "cafa"), que são as bioenergias constitucionais do ser humano. De acordo com o ayurveda, os tipos biológicos são adquiridos no momento da concepção. São energias físicas, emocionais e mentais", afirma a terapeuta especialista em medicina ayurveda Ma Prem Ila, diretora Presidente do Ibrata (Instituto Brasileiro de Terapias Ayurvedas).

As formações dos doshas são definidas a partir de cinco elementos: ar, éter, fogo, água e terra. Na medicina ayurveda, o homem (microuniverso) é a representação desses elementos. Em conjunto, formam as bases do macro, que é o próprio universo. Vata é formado por ar e éter, Pitta por fogo e água e Kapha por água e terra.

"A nutrição ayurveda é a base de qualquer tratamento. Não adianta tomar medicamentos, meditar, fazer massagens e se intoxicar com alimentos. Tudo começa na nutrição. Ela deve ser recomendada no início do tratamento. Desta forma, estamos tentando diminuir as toxinas, conhecidas como AMA, que causaram a doença, e evitar que elas aumentem nos tecidos que formam o corpo. Assim, a doença em questão será tratada a partir da alimentação", explica a terapeuta.

As pessoas de natureza Pitta tem o fogo como predominante, então, o calor em excesso é um veneno para elas. Nestes casos, a nutrição ideal precisa ser baseada em umidade e peso, para suavizar os fatores leves e quentes do fogo. Alimentos como ghee (manteiga clarificada), vegetais frescos, frutas doces, água de coco, água de rosas e chás refrescantes são recomendados.

Já o Kapha tem a água como predominante. Água em ayurveda é fria, úmida e pesada. Assim, substâncias que proporcionam estes tipos de reações precisam ser substituídas, por produtos quentes, secos e leves. Alimentos como frutas desidratadas, folhas frescas e refogadas, arroz integral, milho, pipoca, mel, gengibre e pimentas equilibram as energias dos Kaphas.

As pessoas de natureza Vata devem escolher uma nutrição diferente das características Vata (secura e leveza). O ideal é consumir alimentos que contenham natureza antagônica a essas características, ou seja, substâncias com peso e umidade. É indicado arroz, batata-doce, leite, aipim, pães sem fermento, ghee, inhame e soja.

"O contrário destas escolhas provoca aumento da bioenergia, gerando toxinas", confirma a especialista.

Ter longevidade é viver com qualidade de vida. Ter qualidade de vida significa minimizar o aparecimento de doenças e aumentar o sistema auto-imune. Isso se faz com as substâncias que ingerimos a cada dia de nossas vidas.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas