Sopa: a delícia do inverno

Sopa a delícia do inverno

Ela é um alimento de pleno sabor e rica em nutrientes, e por isso é tão irresistível, e nada como um belo prato de sopa bem quentinha para nos aquecer neste inverno. Entretanto, devemos tomar cuidado na escolha dos alimentos que irão compô-la, bem como os acompanhamentos, pois o valor calórico dependerá destas escolhas.

A sopa, junto com o pão, foi a primeira refeição completa da história da humanidade. Caldos, consomês, veloutés, palavras tão complicadas para algo tão simples e nutritivo, como um belo prato de sopa! O antigo vocábulo "sop", em latim arcaico, significava o pão sobre o qual se despejava o caldo quente. Sua história vem de muito tempo atrás, sendo a mesma consumida pelo homem desde a Idade da Pedra. Sabe-se que há milhares de anos, a sopa era o principal alimento dos camponeses em todos os cantos do planeta. Até mesmo na arte, o prato era celebrado nas telas de grandes pintores - onde os personagens satisfaziam sua fome bebendo uma tigela deste alimento.

De fato, são inúmeros os tipos de sopas que podemos encontrar em todo o mundo, como por exemplo, o Minestrone - italiana; Won Ton - chinesa; o Caldo Verde - português; Gaspacho - espanhol, entre tantas outras. Na Grécia, há mais de 10.000 anos, ficou famoso um "Caldo Negro" da cidade de Esparta, onde era preparado com sangue de alguns animais misturado a vinagre e especiarias. Era também costume colorir as sopas com açafrão - para ficarem amareladas ou amêndoas - para deixá-las brancas. As sopas podem ser uma refeição completa, mas para isso é necessário que em seu preparo entrem alimentos como cereais ou tubérculos, além de hortaliças (verduras e legumes) e um tipo de proteína - de preferência animal. A combinação destes ingredientes permite a elaboração de várias receitas que caem muito bem no inverno e não necessitam de complementos.

Fique atento para algumas dicas:

  • Escolha primeiramente os ingredientes que irão compor a sua sopa;
  • Utilize o mínimo possível de gorduras, como: margarina, manteiga, óleo ou azeite, pois cada 1 g de gordura é responsável por 9 Kcal;
  • Evite ingredientes mais calóricos como creme de leite, toucinho, queijos amarelos, leite integral, requeijão cremoso;
  • Ao escolher o tipo de carne que será utilizada, procure retirar toda a gordura aparente e no caso do frango retire a pele, assim reduzirá a quantidade de gordura saturada - que é prejudicial à saúde - além de reduzir as calorias da preparação;
  • Se não resistir a consumir um belo prato de sopa com um pedaço de pão francês, limite-se à meia unidade, para que não extrapole nas calorias consumidas.
  • Escolha a sopa de sua preferência, levando em consideração algumas das dicas citadas acima e tome muito cuidado com os acompanhamentos, pois, em excesso, podem comprometer a eliminação de peso. Leia Mais Sopa: uma preparação típica do inverno Especial de Inverno.

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