Sopa: uma Preparação Típica do Inverno

Sopa uma Preparação Típica do Inverno

Nada é mais gostoso do que tomar uma sopa suculenta e quentinha em uma noite de inverno, para afastar o frio...

Acredita-se que esse costume existe desde a Antigüidade com o surgimento dos primeiros utensílios como, por exemplo, os potes para armazenar alimentos. Entretanto, é na Idade Média que a sopa torna-se uma preparação bastante consumida sendo servida em quase todas as refeições.

O Brasil adquiriu o hábito de consumir sopas - como entrada ou até mesmo como prato principal dependendo dos ingredientes que ela apresenta - por influência européia sendo que essa preparação não era conhecida pelo índios brasileiros e nem pelos escravos africanos.

A origem do nome também não é bem conhecida, mas provavelmente, é oriunda da língua alemã devido ao verbo suppen (sorver) de onde se deriva a palavra suppe (sopa) que originou o termo soup, em inglês.

Tipos de sopas

Basicamente, as sopas podem ser classificadas em 3 grupos:

1. Sopas claras: são os consomês*, servidos com alguma decoração.

* Os consomês são preparados a partir de um caldo (o qual é obtido do cozimento de água com carne e ossos, ou com vegetais ou, ainda, com espinhas de peixe e depois, escorrido). Quando são adicionadas ervas aromáticas - alho porró, salsinha, cebolinha, coentro, entre outros - ao caldo, o mesmo passa a ser denominado consomê.

2. Sopas espessas: são os consomês engrossados com vegetais, leguminosas (ervilha, feijão, lentilha), cereais e derivados (arroz, trigo em grão, farinha de milho, macarrão) ou, ainda, com creme de leite ou ovos. Incluem nessa categoria as sopas-creme ou veloutés.

3. Sopas nacionais: são as sopas típicas de certos países ou regiões, como Minestrone (Itália), Goulash (Hungria) e Gazpacho (Espanha).

É sempre bom observar (ou perguntar) quais são os ingredientes presentes na sopa que você irá consumir, pois eles são os responsáveis pelo valor energético da mesma. As sopas que contém leite integral, creme de leite, manteiga, bacon, toucinho, lingüiça, ovos e queijos amarelos são as mais calóricas.

É bom ter em mente que nem sempre as sopas com aparência de um creme ou purê apresentam um valor energético maior que as sopas menos cremosas. Se as cremosas foram feitas à base de vegetais batidos no liqüidificador e sem o acréscimo dos ingredientes citados anteriormente é certo que apresentará baixas calorias (exemplo: sopa de cenoura, de beterraba, de batata com espinafre, entre outras).

Veja no quadro abaixo, o valor calórico de algumas sopas:

Sopa uma Preparação Típica do Inverno

Apesar de a sopa ser descrita como uma "preparação leve", ou seja, de fácil digestão, muitas pessoas consomem os acompanhamentos (pão, queijo ralado) acreditando que, dessa forma, a refeição ficará "mais completa" mas, exagerar nos acompanhamentos pode colocar em risco a perda ou até mesmo a manutenção de seu peso. Portanto, veja no quadro abaixo o valor energético de alguns acompanhamentos:

Sopa uma Preparação Típica do Inverno

Sendo a sopa uma das preparações mais apreciadas no inverno e conhecendo os ingredientes que a compõe, assim como o valor energético de seus acompanhamentos, ficará mais fácil consumi-la sem correr o risco de exceder nas calorias e, conseqüentemente, evitará prejudicar o seu processo de emagrecimento.

Comente

Últimas