Sopas detox para o inverno

5 receitas que vão te ajudar a manter a boa forma

Sopas detox para o inverno

O inverno chega recheado de comidas deliciosas, e calóricas na mesma proporção. Seria até mais fácil de manter distância das guloseimas se nosso organismo não preparasse uma armadilha: a fome.

No inverno, o corpo precisa de mais calorias para manter a temperatura corporal estável, aumentando a nossa fome. E o resultado nós já sabemos: mais quilos na balança e o desespero para ficar em forma no verão. Um jeito de controlar o peso e eliminar as gordices invernais é apostar em receitas de sopas detox.

Na hora de preparar uma sopa detox, opte por alimentos que contenham vitaminas A, B9, C, cálcio, magnésio, ácido fólico, betacaroteno e ferro. Esses nutrientes ajudam no funcionamento do fígado e o fazem eliminar toxinas. É possível encontrar essas propriedades em folhas verde-escuras (espinafre, escarola e couve, ente outras) e vegetais crucíferos (repolho, brócolis, etc.). O ideal é que qualquer sopa detox tenha pelo menos dois desses ingredientes.

Outra dica é apostar nas raízes que aumentam a saciedade, sem aumentar os níveis de glicose, como batata-doce e inhame. As sementes, grãos e leguminosas são fontes de gordura boa e proteína magra, ideais para se alimentar de forma saudável, sem aumentar os números na balança.

Para te ajudar nessa luta, selecionamos 5 receitas de sopas detox, que podem ser preparadas uma para cada dia da semana. Durante esse período, evite o excesso de sal, açúcar e aditivos, já que podem ser responsáveis pelo mau funcionamento do organismo.

Veja as receitas:

1 - Sopa de inhame e ervilha

Ingredientes:

- 1 colher de sopa de azeite

- ½ dente de alho amassado

- 1 cebola pequena ralada

- 2 tomates sem pele em cubos

- 2 inhames médios em cubos

- 2 cenouras médias em cubos

- 1 xícara de chá de abobrinha em cubos

- 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado

- Água quente o suficiente para cobrir os legumes

- 2 xícaras de chá de ervilha

- 2 xícaras de chá de rúcula picada

- 1 colher de sobremesa de pimenta rosa

- Sal a gosto

- Linhaça dourada triturada a gosto

- Gergelim branco a gosto

Modo de preparo:

Aqueça uma panela funda com azeite e refogue por 3 minutos o alho e a cebola. Coloque no recipiente os tomates, inhame, cenoura, abobrinha e manjericão. Coloque água quente até cobrir os ingredientes e cozinhe até que os legumes fiquem em uma textura macia. Retire da panela e deixe esfriar. Leve os ingredientes já frios ao liquidificador e bata por 3 minutos.Na mesma panela, refogue as ervilhas com azeite e os legumes batidos. Acrescente o sal e leve ao fogo por mais 2 minutos. Coloque os temperos a gosto, rúcula, linhaça e gergelim. Sirva.

2 - Sopa verde

Ingredientes:

- 1 colher de sopa de gengibre ralado

- 2 dentes de alho

- 1 cebola pequena ralada

- 1 colher de sopa de óleo de coco

- 50g de repolho verde picado

- 2 talos de salsão

- ½ xícara de chá de salsinha picada;

- 2 folhas de couve-manteiga em tiras finas

- 100g de brócolis ninja em buquê

- 100g de couve-flor

- 1 chuchu em cubinhos

- Sal a gosto

- Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Aqueça uma panela funda com azeite e refogue por 3 minutos o alho, a cebola, o gengibre e o salsão no óleo de coco. Coloque água quente até cobrir os ingredientes e cozinhe até que os legumes fiquem em uma textura macia. Retire da panela e deixe esfriar. Leve os ingredientes já frios ao liquidificador e bata por 3 minutos. Deixe esfriar e bata no liquidificador. Reaqueça, acrescente os temperos e sirva.

3 - Sopa de brócolis com abobrinha

Ingredientes:

- 1 maço de brócolis

- 1 abobrinha grande

- 1 xícara de chá de couve-manteiga em tiras finas

- 1 xícara de café de manjericão fresco picado

- ½ dente de alho amassado

- ½ cebola ralada

- 1 colher de sobremesa de pimenta rosa

- 1 colher de sopa de azeite

- Sal a gosto

Modo de preparo:

Aqueça uma panela funda com azeite e refogue por 5 minutos o alho, a cebola, o manjericão, a abobrinha e brócolis. Coloque na mesma panela a couve e acrescente água quente até cobrir os ingredientes. Cozinhe até que os legumes fiquem em uma textura macia. Retire da panela e deixe esfriar. Leve os ingredientes já frios ao liquidificador e bata por 3 minutos. Reaqueça, acrescente os temperos e sirva.

4 - Sopa de cenoura com inhame

Ingredientes:

- 1 cebola roxa picada

- 2 dentes de alho amassado

- 1 colher de sopa de azeite

- 1 cenoura descascada em rodelas

- 1 inhame pequeno em cubos

- 2 xícaras de chá de abóbora japonesa em cubos

- 1 tomate picado

- 2 colheres de chá de gengibre ralado

- 1 ramo de alecrim

- Sal a gosto

Modo de preparo:

Para a receita, pegue uma panela de pressão. Refogue por 3 minutos o alho, a cebola com azeite. Acrescente o inhame, cenoura e tomate. Cubra os ingredientes com água quente até cobrir os legumes. Feche a panela e espere 20 minutos. Espere a pressão acabar e os ingredientes ficarem frios. Leve os ingredientes já frios ao liquidificador e bata por 3 minutos. Reaqueça por 5 minutos, acrescente o gengibre, alecrim, temperos e sirva.

6 - Sopa de cenoura

Ingredientes:

- 2 cenouras em cubos

- 1 nabo em cubos

- 2 dentes de alho amassados

- ½ colher de sopa de tomilho

- 2 colheres de sopa de sementes de girassol

- Amêndoas trituradas a gosto

-Pistache triturado a gosto

- Sal a gosto

Modo de preparo:

Aqueça uma panela funda as cenouras, o nabo, o alho. Cubra os ingredientes com água quente até cobrir os legumes. Cozinhe por 15 minutos. Coloque o tomilho e sal. Espere mais 5 minutos. Retire da panela e deixe esfriar. Leve os ingredientes já frios ao liquidificador e bata por 3 minutos. Reaqueça, acrescente o girassol, as amêndoas e o pistache. Sirva.

Por Caroline Sarmento


Comente

Assuntos relacionados: sopa inverno detox

Últimas