Sopas Light

Seu inverno mais gostoso

Sopas

Muitas vezes quando vamos para o fogão, inventamos receitas novas e deliciosas usando apenas alguns ingredientes e muita imaginação. Com as sopas light não é diferente. Com o passar dos anos muitas receitas de sopas foram desenvolvidas e saboreadas, e sem dúvida, é no inverno que elas ganham ainda maior destaque.

Cremes, caldos, sopas de letrinha, todas chegam fumegantes à mesa trazendo pequenas porções de calor a cada colherada. Durante todos este anos, a sopa sempre foi considerada uma preparação simples, leve e até mesmo "popular". Saiba que ela sempre fez parte dos suntuosos banquetes da realeza. Nem mesmo Nero, o imperador romano, dispensava uma sopinha de alho-poró.

Para dar uma cara nova e garantir mais charme à sua receita capriche na apresentação. Servidas em uma bela louça ou um pão italiano, além de mais elegante, as sopas são muito convidativas para aquecer as suas noites de inverno. Para uma noite a dois, com a família, ou com os amigos, é uma opção nutritiva e gostosa.

Sopa no pão italiano

Além de serem fáceis de preparar - basta cozinhar a sopa, cortar o pão italiano e "mandar ver na colherada" - esta receita causa uma ótima impressão quando a intenção é tornar uma noite comum em uma ocasião especial. Para isso, nós preparamos algumas sopas leves, que combinam bem com este substituto do prato: o pão. (Veja como preparar o pão italiano antes de fazer a sopa)

A estação é inverno, mas isto não significa que as suas refeições devam ser "frias e sem cor"'. Pode-se dizer que o auge das sopas foi na Idade Média, eram consumidas em todas as casas, com condimentos, ervas e especiarias que garantiam uma profusão de cores e sabores. Açafrão, para ficar amarela; ervas, para a sopa ficar verde; beterraba, que a torna vermelha e amêndoas, para deixá-la branca.

Receitinhas

Para dar um colorido especial e aquecer os seus cardápios de inverno, você pode preparar as receitas de sopas light que sugerimos abaixo:

Sopa verde

Sopa Creme de Espinafre LightCaldo Verde LightSopa Creme de Aspargos

Sopa branca

Creme de PalmitoSopa de Cebola Light

Sopa Amarela

Sopa LaranjaSopa de Milho Verde Light

Sopa vermelha

Creme de Tomate com QueijoCreme de Beterraba Light

Sopa colorida

Sopa FlorestalSopa de Escarola

Atenção!!

As sopas propostas nesta matéria são recomendadas para você consumir uma porção (conforme foram calculadas). Embora a sopa seja, em geral, uma "'preparação leve", pois contém legumes e verduras, cabem algumas dicas:

  • Tenha moderação ao servir-se de queijo ralado, pois ele é muito calórico. Cada colher de sopa (9 g) fornece 36kcal, prefira, portanto, uma colher de café (2 g) que é responsável por apenas 8kcal a mais para a sua sopa;
  • Evite respingar azeite no prato de sopa pronto, pois este alimento aumenta o valor calórico: cada colher de chá (2 g) fornece 21kcal a esta preparação;
  • Pense duas vezes antes de escolher o sabor da sua sopa. Certifique-se de que ela não contém ingredientes calóricos como leite integral, creme de leite, manteiga, bacon, toucinho, lingüiça e ovos;
  • Retire sempre a gordura aparente das carnes antes de utilizá-las em caldos e sopas, pois isto reduz a quantidade final de gorduras saturadas da receita, que são prejudiciais a sua saúde, além de diminuir as calorias consumidas.
  • Comente

    Assuntos relacionados: nutrição inverno frio sopas

    Últimas