Suplementos Nutricionais funcionam?

Suplementos nutricionais

Um dos assuntos mais comentados nas academias, entre os que querem emagrecer e ou adquirir massa muscular é sobre tomar suplementos. São vários os tipos que prometem milagres aos que tomarem.

Suplementos de aminoácidos, proteínas, para ganho de massa muscular e também para queima de gordura são os mais indicados. A seguir vamos esclarecer sobre alguns desses suplementos.

Para que servem os suplementos nutricionais?

Os suplementos nutricionais são substâncias que auxiliam na ingestão alimentar, completa a ingestão de alimentos que não foram possíveis de serem consumidos, seja pelo motivo que for. Os praticantes de atividade física não costumam seguir as recomendações de um nutricionista, muitos nem procuram ou não acreditam que fazendo o treino adequado e comendo de forma saudável terão bons resultados. Ainda existem os que desejam ter um resultado rápido e por isso optam por utilizar suplementos.

Porém, esses suplementos só devem ser utilizados por quem realmente precisa, quando é necessário, geralmente são indicados para atletas de competição que gastam muitas calorias devido ao treino pesado e freqüente. O gasto calórico dessas pessoas é tão alto que somente com a alimentação não é suficiente suprir a necessidade calórica e nutricional. Por isso é fundamental ter a prescrição de um médico ou nutricionista, que além da suplementação irá elaborar um plano alimentar adequado e relacionado com o suplemento que será prescrito.

O que se torna preocupante é que muitos praticantes de atividade física estão tomando suplementos sem uma prescrição médica ou nutricional. Utilizam por conta própria, muitas vezes orientado pelo instrutor da academia ou por colegas. A promessa de adquirir massa muscular rapidamente e eliminar gordura corporal é tentadora, mas é perigosa, pois podem causar prejuízos à saúde, principalmente quando se consome em quantidades excessivas.

Para praticantes de atividade física, onde o gasto calórico não é tão grande, na maioria das vezes não há necessidade do uso de suplementos. Porém, algumas pessoas deixam de se alimentar corretamente para completar com os suplementos. Escolha errada, pois os alimentos possuem muito mais nutrientes do que os suplementos nutricionais, que muitas vezes possuem apenas um nutriente específico.

Conheça alguns suplementos utilizados e suas funções:

BCAA: Isoleucina, leucina e valina são aminoácidos de cadeia ramificada. Eles teriam a importância de evitar a fadiga, porém há estudos que comprovem essa função e há outros estudos controversos que dizem que não há efeitos significativos no uso dessas substâncias.

Suplementos Protéicos: Para emagrecer muitos tomam esses suplementos e não consomem o carboidrato na quantidade certa, mas as proteínas são desviadas da sua função de síntese protéica, ou seja, construção de tecidos e músculos, para fornecimento de energia. Dessa forma, o suplemento não realizará a sua função esperada. Além disso a maioria desses suplementos não foram comprovados cientificamente.

Se o indivíduo tiver uma alimentação balanceada será muito melhor, facilmente atingi-se a quantidade que é necessária para a atividade física pela alimentação, através do consumo de carnes, ovos, frango, peixes, leite e derivados.

Creatina: A creatina costuma ser utilizada para aumentar a massa muscular, mas o que muitos autores relatam é que esse aumento seria devido ao edema, ou seja, retenção de líquidos que daria a impressão de aumento de massa muscular. Outros autores dizem que algumas pessoas não respondem à creatina, não tendo o efeito esperado. Em exercícios de alta intensidade, a creatina participa da produção de energia.    

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