Troque o sal por ervas e especiarias

As ervas são ótimas opções contra o sal e a hipertensão

Troque o sal por ervas e especiarias

Reduzir o consumo de sal na comida e a ingestão de produtos industrializados é a primeira mudança de hábito contra a hipertensão. O uso de ervas aromáticas e especiarias é uma boa dica para substituí-lo sem perder o sabor dos alimentos.

Existe uma infinidade de temperos que podem ser usados na cozinha em vez do sal. Por exemplo, o manjericão combina muito bem com o alho, o tomate, a berinjela, o pimentão e as abobrinhas. Além de ser o ingrediente principal do molho ao "pesto" feito à base de manjericão, alho e azeite de oliva.

Na hora de preparar ovos, no lugar do sal entram a cebolinha ou o ciboulette, ingredientes que ficam ótimos também com queijos e todos os tipos de salada. Carnes vermelhas, brancas, batatas, molhos e sopas ficam bem saborosos com salsa ou salsinha, tomilho, louro, entre outras iguarias.

Experimente também o curry em peixes e verduras, que aliados ao gengibre, curcuma, pimenta, coentro e cominho dão um toque especial aos pratos. A canela é outro ingrediente que passeia tanto em pratos doces quanto salgados. Já imaginou temperar um ensopado ou carne de cordeiro com canela?! Chefs renomados apoiam!

Veja abaixo outras especiarias que realçam a cor e o sabor dos alimentos, sem sal.

Alecrim

Esta erva é utilizada para dar sabor às carnes brancas e de cordeiro, e também ao tomate, berinjela, couve-flor, além de outros vegetais. Podem ser usadas as folhas frescas ou secas.

Estragão

Utilizado com carnes vermelhas.

Orégano

Utilizado para temperar molhos, pizzas e carnes vermelhas.

Louro

Utilizado para aromatizar ensopados, molhos e temperos

Coentro

Peixes, frutos do mar, carnes, aves, sopas, pães.

Açafrão

Molhos, carnes, sopas, pães e bolos. Evite colocá-la no começo do cozimento para que não perca a cor e o sabor.

Curry

Ideal para dar sabor a carnes, peixes e verduras. O curry pode ser feito de uma combinação de especiarias: gengibre, curcuma, pimenta, coentro e cominho.

Cominho

Tem um sabor muito forte e particular. Por isto, deve ser utilizado com moderação para que seu sabor não predomine demais sobre os outros ingredientes da receita. Carnes, aves, peixes, legumes, sopas, queijos e pães.

Pimenta

É o complemento ideal para todos os pratos salgados. Para temperar, o ideal é moer na hora de agregar na preparação.

Colorau

Dá um sabor picante à comida, ao mesmo tempo uma intensa cor avermelhada.

Cardamomo

Sopas, carne de porco, peixes, salada de frutas, doces, pães.

Natália Farah


Comente

Assuntos relacionados: saúde sal ervas hipertensão

Últimas