Você come em lanchonetes? Então saiba quais são as melhores escolhas!

Você come em lanchonetes Então saiba quais são as

O mês de fevereiro é marcado pelo retorno da viagem e o fim das férias. A diversão estava boa, mas acabou! Com isso, é hora de voltar à vida normal e de entrar na linha com a alimentação. Mas não desanime!Esqueça o que passou, pois não adianta ficar se culpando pelos exageros cometidos

Agora, o momento é de retomar uma alimentação equilibrada e de ir em busca do objetivo tão esperado, que é ficar de bem com a balança.

Para se chegar ao peso desejado, é preciso ter disciplina, força de vontade e alguns cuidados com as escolhas alimentares. No entanto, o importante é saber que nenhum alimento é proibido, desde que o consumo seja moderado.

Entrando no clima de "volta às aulas" (da faculdade e dos cursos) ou mesmo ao trabalho, a alimentação fora de casa passa a ser rotina para a maioria das pessoas. Muitas vezes, é aí onde mora o perigo para quem está seguindo um planejamento alimentar, porque nem sempre as lanchonetes ou as cantinas oferecem opções saudáveis. Normalmente, é encontrado alimentos gordurosos e extremamente calóricos como, por exemplo, os salgados fritos e os de massa folheada.

No meio de tantas tentações, o que escolher? Como se alimentar adequadamente, não pondo em risco o programa de emagrecimento? Calma, nem tudo está perdido! Fazendo uma boa escolha e diminuindo na quantidade, é possível sim, seguir um planejamento alimentar e alcançar o peso desejado.

Vamos começar pelas bebidas! As opções mais saudáveis que você pode encontrar em lanchonetes são: sucos naturais, chás (quente ou gelado), iogurtes e vitaminas de frutas com leite. Para tornar essas bebidas menos calóricas, dê preferência ao adoçante, ao invés de açúcar e, se possível, opte pelo leite desnatado no iogurte batido e na vitamina. Mas se você é daqueles que não dispensa um cafezinho ou um refrigerante, tente pelo menos não utilizar açúcar para adoçar o primeiro e optar pelo diet, no caso do segundo. Só tome cuidado com as bebidas do tipo: cappuccino e chocolate quente, já que normalmente são mais calóricas do que o café puro ou com leite desnatado. Também não abuse das bebidas alcóolicas, sempre presentes no "Happy Hour", pois além de conterem bastante energia, não são fontes de nenhum nutriente importante ao organismo.

Quanto aos doces, passe longe das tortas, bolos e chocolates. Se tiver à disposição sobremesas menos calóricas, como frutas naturais, salada de frutas, gelatina diet e flan desnatado, você poderá consumir.

Durante o verão, não podemos nos esquecer das opções refrescantes, como sorvetes, picolés e milk shake. Apesar de serem calóricas, não há como resistir a essa pedida. No entanto, para não prejudicar o seu plano alimentar, a melhor alternativa, frente a grande variedade de sabores e tipos, são os picolés de frutas. Veja e compare: 1 picolé de abacaxi tem 61 calorias, enquanto 2 bolas de sorvete de massa sabor abacaxi têm 150 calorias. Vale a pena o esforço, não é mesmo?

Para finalizar, daremos algumas sugestões saudáveis de lanches e salgados. Primeiramente, é bom lembrar que para você não cometer exageros ao se deparar com uma "vitrine de tentações", o recomendado é não ficar muitas horas sem se alimentar. Então, tente comer pelo menos uma fruta ou uma barrinha de cereais, uma ou duas horas antes do intervalo das aulas ou do serviço, horário em que você estará freqüentando a lanchonete.

Já, entre as opções de lanches, prefira aqueles que contenham queijos brancos, embutidos menos calóricos (chester, peito e presunto de peru), hortaliças (alface, tomate, cenoura, beterraba) e que sejam isentos de molhos à base de maionese, podendo utilizar como substitutos: requeijão light, ricota ou queijo cottage. Os sanduíches com salsicha, hambúrguer, ovo, maionese, embutidos calóricos (presunto, salame, mortadela) e queijos amarelos (cheddar, prato, mussarela, catupiry) devem, eventualmente, fazer parte do seu cardápio, uma vez que são ricos em gorduras, contribuindo ainda mais para o seu acúmulo no organismo. Quanto aos salgados, evite os que são fritos (coxinha, quibe, risoli) ou os que são feitos com massa folheada (croissant) e "podre" (empada, quiche), pois também são muito gordurosos. Se for consumi-los, prefira os assados (esfiha, pão de queijo, pão de batata), mas não exagere, pois apesar de não serem fritos, ainda são calóricos. Por exemplo: uma esfiha de carne tem 127 calorias e um pão de queijo médio tem 200 calorias.

Espero que você aproveite bem os recados e continue a seguir o seu plano alimentar com disposição, nunca se esquecendo de que uma alimentação fora de casa não pode se tornar um empecilho para a perda de peso. É só saber escolher e não exagerar!

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