Você observa o rótulo nutricional dos alimentos?

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Você observa o rótulo nutricional dos alimentos

Ao comprar alimentos, muitas pessoas nem reparam o rótulo nutricional. Este é um grande erro. O Mais Equilíbrio vai explicar a importância de se analisar estas informações e esclarecer todas as suas dúvidas. A importância da rotulagem nutricional é para que as pessoas possam discernir entre quais alimentos são os mais saudáveis e escolher seus produtos de acordo com sua vontade.

Todo alimento produzido, comercializado e embalado na ausência do cliente e pronto para ser oferecido ao consumidor deve conter obrigatoriamente rotulagem nutricional.

De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foi estabelecido o prazo até 31/07/2006 para que as empresas possam adequar seus produtos às novas regulamentações.

Os produtos fabricados a partir de 1º de agosto de 2006 devem estar adequados às novas legislações.

Em todos os rótulos nutricionais devem conter as seguintes informações: valor energético (calorias), carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gordura trans, fibra alimentar, cálcio, ferro e sódio.

Os rótulos também devem fornecer o percentual de valor diário - %VD - que é o quanto em percentual a porção do alimento contribui para atingir todos os valores diários recomendados de nutrientes (levando em consideração uma alimentação média de 2500 kcal).

Além de fornecer informações nutricionais, os rótulos devem informar o nome do produto, lista de ingredientes que compõe o produto, prazo de validade e demais informações necessárias.

A informação nutricional terá obrigatoriamente, além da quantidade por porção do alimento em gramas ou mililitros e em medidas caseiras. Vamos explicar agora cada item que deve conter na informação nutricional:

Valor energético: é o total de calorias que o produto possui. As calorias equivalem a soma de carboidratos, proteínas e gorduras que transforma-se em energia para que o nosso corpo possa realizar suas funções vitais.

Carboidrato: nutriente que fornece energia primária ao organismo.

Proteína: nutriente responsável pela construção de células, tecidos, órgãos, etc, além de fornecer energia.

Gordura total: é a soma de todos os tipos de gorduras. As gorduras nos fornecem energia e possuem inúmeras funções no organismo.

Gordura saturada: é a gordura de origem animal, que eleva o colesterol.

Gordura trans: é um tipo específico de gordura formada através do processo de hidrogenação. Esta gordura está presente em alimentos industrializados e é prejudicial à saúde. Procure não ultrapassar a quantidade de 2g por dia.

Fibras: são vegetais, polissacarídeos não digeridos pelas enzimas do sistema digestório. As fibras possuem funções excelentes para o organismo.

Cálcio: este mineral desempenha papel importante no crescimento, desenvolvimento e manutenção de ossos e dentes.

Ferro: mineral importante na formação de glóbulos vermelhos no sangue, auxiliando assim a oxigenação. Contribui também para a formação de enzimas.

Sódio: mineral importante para manter a pressão osmótica do sangue e manutenção do equilíbrio hídrico, também desempenha papel na transmissão dos impulsos nervosos. Se consumido em excesso pode elevar a pressão arterial, podendo acarretar em doenças coronarianas e hipertensão.

Dica de Cyber Diet: Escolha alimentos que fornecem pouca quantidade de gorduras totais, saturadas, gorduras trans e sódio, além de boas quantidades de cálcio, ferro e proteínas.

Para se ter saúde é necessário consumir diariamente todos os nutrientes citados acima, além de outros, mas é importante consumi-los na quantidade certa. Dê sempre preferência aos alimentos naturais.

Sabendo a importância de todos esses nutrientes, você poderá escolher os alimentos mais saudáveis para o consumo, visando sua saúde. Seja um consumidor consciente e leia o rótulo nutricional dos produtos.

Leia mais no site da Anvisa:

http://www.anvisa.gov.br/alimentos/rotulos/manual_rotulagem.PDF

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