7 dicas para manter o coração saudável

Cuide do seu coração e tenha mais qualidade de vida

7 dicas para manter um coração saudável

O coração é um órgão vital e, assim como qualquer parte do corpo, precisa de cuidados e atenção. Quanto mais o estilo de vida é saudável - longe de tabagismo e outras drogas, gordura e alimentos com poucos nutrientes -, melhor ficará a saúde do coração.

Veja 7 dicas para manter o coração saudável, de acordo com o cardiologista do Hospital São Luiz Morumbi Dr. Luiz Alberto Mattos:

1. Pratique atividades físicas

Na vida adulta, com o trabalho e outras ocupações, ficar longe do sedentarismo parece ser uma batalha. Entretanto, é exatamente nesta fase que os exercícios físicos são os mais indicados. De acordo com o especialista, é preciso "aumentar a atividade física em até 10% a partir dos 18 anos. São indicados 40 minutos de atividade física até quatro vezes por semana, seja caminhada rápida ou corridade 20 minutos".

2. Evite o sal

Segundo o especialista, é indicado ingerir no máximo até 5gr de sal, por dia. A redução de sal nas comidas ajuda na funcionalidade do coração, enquanto o excesso do mineral no sangue favorece o aumento da pressão arterial.

3. Controle a pressão

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das mortes são causadas pela pressão arterial alta. Além do sal, controlar a ingestão de álcool é uma iniciativa que também deixa o coração longe dos altos níveis de pressão. "O controle da pressão arterial deve estar em níveis iguais ou inferiores a 140 por 90 milímetros de mercúrio (mmHG)", explica Luiz Alberto.

4. Mantenha o peso no lugar

A obesidade também afeta diretamente o funcionamento do coração, já que a gordura também pode se alocar no órgão. Além disso, o peso elevado é causador de doenças vasculares - o que pode levar à morte. O ideal é que o corpo tenha um Índice de Massa Corporal (IMC) de até 30.

5. Adeus ao cigarro

Além de fazer mal aos pulmões, aumentar o envelhecimento da pele, favorecer o aparecimento de câncer (principalmente no pulmão, de boca e pele), o tabaco também está relacionado a doenças cardiovasculares. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o consumo de derivados do tabaco pode causar quase 50 doenças diferentes.

6. Colesterol em controle

O mau colesterol alto também pode prejudicar o coração - e até fazer com que o órgão pare de funcionar. Segundo o cardiologista, o nível de colesterol total para até 200 miligramas por decilitro (mg/dl) e LDL colesterol até 100 mg/dl.

7. Glicemia em ordem

A glicemia é a concentração de glicose no sangue, ou seja, se a pessoa ingere altos índices de açúcar o índice subirá e poderá causar doenças como diabetes. Luiz explica que o nível ideal de glicemia é de até 100 mg/dl.

Por Caroline Sarmento


Comente

Assuntos relacionados: saúde coração

Últimas