Ácaros, livre-se deles

Ácaros livrese deles

Mesmo invisíveis a olho nu, os ácaros podem fazer um mal danado à saúde, principalmente aos alérgicos. Estes aracnídeos minúsculos são responsáveis pela causa de diversos problemas, como conjuntivite, eczema, espirros, coceiras e até mesmo asma.

Os ácaros se reproduzem em ambientes úmidos, de clima ameno ou quente e estão sempre prontos para "atrapalhar". Identificar sua presença não é tarefa fácil, pois não pairam no ar como os fungos. "Eles se depositam em superfícies irregulares e de difícil limpeza. Locais com carpetes, tapetes, livros, bichos de pelúcia e livros têm grande acúmulo de ácaros", afirma Ana Paula Castro, diretora da ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia).

Manter a casa limpa é a maneira mais fácil de afastá-los. "Eles estão em toda parte, mas são facilmente removíveis (um pano úmido é suficiente)", afirma a alergista. Pessoas com problemas alérgicos também devem prestar atenção quando forem decorar a casa.

Ainda segundo Ana Paula, não há necessidade de mudar os produtos de limpeza, basta manter a limpeza da casa, especialmente no quarto.

Para evitar que estes organismos ataquem sua saúde, passe pano úmido diariamente nas superfícies lisas, remova objetos que facilitam o acúmulo de pó, lave as roupas de inverno guardadas antes de utilizá-las e use capas protetoras para travesseiros e colchões, especialmente confeccionadas para a proteção contra ácaros.

Comente

Últimas