Acerte na Dieta da Sopa

Aprenda a maneira correta de incorporar o prato ao seu cardápio e emagreça

Acerte na Dieta da Sopa  Aprenda a maneira correta

Para quem acha que o inverno é um dos maiores inimigos das dietas é bom lembrar que além do frio e das guloseimas super calóricas, as baixas temperaturas também podem ser uma grande aliada contra os quilinhos extras e não é só pelo aumento no consumo de energético por conta da temperatura ambiente, mas pelo fato de poder incorporar as sopas ao seu cardápio, deixando-o mais leve e nutritivo. Quer emagrecer, mas os ponteiros da balança não dão uma trégua e só apontam números cada vez mais altos? Aproveite que os dias estão mais frios e aposte na Dieta (certa) da Sopa.

Mas, como assim, dieta da sopa certa? Antes de mais nada é preciso lembrar que a grande maioria das pessoas se engana ao achar que a perda de peso deve ser instantânea e acabam optando por meios um tanto quanto duvidosos e desesperados na hora de emagrecer. Ou seja, nada de acreditar nesses regimes malucos e sair por aí trocando todas as refeições por uma mesma sopa durante dias a fio. O segredo da dieta da sopa, assim como todos os outros processos de emagrecimento, está no bom senso e moderação na seleção dos ingredientes escolhidos.

De acordo com o cardiologista e nutrólogo do HCor, Daniel Magnoni, o primeiro passo para perder peso é ter uma alimentação equilibrada com os nutrientes essenciais à saúde como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e água. As sopas são uma ótima opção para espantar o frio e saciar a fome, quando preparadas com uma variação de legumes, verduras, grãos e, claro, o azeite extra-virgem. "Os legumes têm baixos índices de calorias, são ricos em fibras e facilitam a digestão. Já os grãos, possuem em sua composição nutricional, alta participação de gordura monoinsaturada, a chamada gordura boa, além de eletrólitos como zinco e selênio, que são importantes antioxidantes", afirma o médico.

Ele ainda explica que as sopas e caldos estão entre os alimentos mais usados no inverno e podem ser preparadas com porções muito hipocalóricas (baixa calorias), mas com grande grau de saciedade. Então, se o seu objetivo é perder peso, uma boa alternativa para auxiliar nesse processo é substituir apenas uma das duas refeições principais feitas no dia, de preferência a janta. "A redução da ingestão de calorias no período noturno promove uma importante redução da obesidade e menor incidência de diabetes", aponta Daniel.

Sente muita fome e não sabe o que fazer para eliminar a sensação de vazio constante no estômago? Invista nos alimentos ricos em fibras, pois eles dão uma maior sensação de saciedade. No entanto, os benefícios das fibras na alimentação não param por aí. Segundo o médico as fibras estão relacionadas com o bom funcionamento do intestino, reduzindo a incidência de câncer do intestino e a formação de hemorroidas. "A combinação de dietas ricas em fibras e baixas em gordura saturada está relacionada com a longevidade. Por outro lado dietas pobres em fibras, ricas em gordura saturada e sódio estão relacionadas à maior mortalidade por doença cardiovascular e câncer de intestino", esclarece o médico.

Curtiu a dica e está pensado em incluir as sopas no seu cardápio enquanto as temperaturas continuam em baixa? Nós fizemos uma pequena seleção com cinco receitas fáceis e saborosas para te incentivar a continuar firme e forte na dieta.

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Por Paula Perdiz

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