Acima de 60, diabéticos tendem problemas cardiovasculares e hipoglicemia

As constatações foram feitas após um estudo americano

Diabetes

Os adultos com mais de 60 anos e diabéticos são mais propensos a terem complicações não fatais, como problemas cardiovasculares e hipoglicemia, quando há baixa de açúcar no sangue.

As constatações foram realizadas após um estudo feito em 72.310 adultos que tinham 60 anos ou mais, tinham diabetes tipo 2 e foram inscritos no Kaiser Permanente, um sistema de fornecimento de grande saúde nos Estados Unidos.

Os resultados, que foram publicados no JAMA Internal Medicine, indicaram que, entre os adultos mais velhos que tiveram diabetes por um período mais curto (9 anos ou menos), as complicações cardiovasculares não fatais apresentaram a maior incidência (doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca congestiva, e doenças cerebrovasculares), seguido pela doença ocular diabética e hipoglicemia aguda.

A incidência de complicações não fatais em pacientes idosos com diabetes por um período mais longo (10 anos ou mais) foi semelhante, com taxas de hipoglicemia semelhantes aos da doença arterial coronariana e doença cerebrovascular.

Os resultados também indicaram que os pacientes mais velhos, em qualquer faixa etária, tiveram maior incidência de todos os resultados.

De acordo com os pesquisadores, os dados dessa análise podem subsidiar a formulação e o alcance das intervenções de políticas públicas que atendam às necessidades específicas de pacientes idosos com as doenças.

Natália Farah


Comente

Últimas