Adesivo de insulina pode substituir injeções

Um esforço conjunto entre médicos e engenheiros biomédicos poderia revolucionar a forma de administrar a insulina no organismo
Adesivo de insulina pode substituir injeções

Foto: Reprodução / Medical Daily

O diabetes afeta mais de 387 milhões de pessoas em todo o mundo, e esse número deve crescer para 592 milhões até o ano de 2035. Os pacientes com diabetes tipos 1 e 2 precisam manter os seus níveis de açúcar no sangue sob controle, o que requer picadas no dedo regulares e aplicações de insulina via injeção, um processo doloroso e impreciso, já que a injeção de uma quantidade errada de medicamentos pode levar a complicações significativas, como cegueira e amputações, ou consequências ainda mais desastrosas, tais como comas diabéticos e morte.

Contudo, essas injeções de insulina dolorosas podem se tornar uma coisa do passado para milhões de pessoas que sofrem de diabetes, graças a uma nova invenção dos pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, que criaram um adesivo de insulina inteligente, que pode detectar aumentos nos níveis de açúcar no sangue e secretar doses de insulina para a corrente sanguínea, sempre que necessário.

O adesivo, do tamanho de uma moeda de um centavo, é coberto com mais de cem agulhas minúsculas, cada uma do tamanho de um cílio. Essas "microagulhas" são embaladas com unidades de armazenamento microscópicas para insulina e enzimas com sensor de glicose que liberam sua carga rapidamente quando os níveis de açúcar no sangue estão muito altos.

O estudo, que está publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências, considerou que o novo método indolor poderia baixar a glicose no sangue por até nove horas. Mais testes pré-clínicos e clínicos subsequentes em seres humanos serão necessários antes que o adesivo possa ser administrado em doentes, mas a abordagem inicial mostra grandes avanços na medicina para o tratamento do diabetes.

Por Renata Branco


Comente

Aproveite o Dia dos Namorados para cozinhar receita deliciosas com o seu/sua crush!

Receitas para o dia dos namorados

Últimas

Copyright © 2019 e-Mídia