Alimentação no carnaval

Saiba como se alimentar corretamente durante os dias de folia

Alimentação no carnaval

Carnaval é tempo de festa, alegria e samba no pé. No entanto, o exagero de bebidas alcoólicas e comidas nem sempre saudáveis, que ocorre durante esses dias, pode ser prejudicial. A falta de líquidos, bem como as noites mal-dormidas e o excesso de exposição ao sol, também podem trazer alguns malefícios a sua saúde. Para não esgotar o corpo e acabar adoecendo, a nutróloga Sylvana Braga e a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais dão as dicas de como se alimentar corretamente e aproveitar os dias de folia sem maiores surpresas.

Segundo Rita de Cássia, como os foliões perdem bastante líquido e gastam energia por causa da alta temperatura, deve-se manter o corpo sempre hidratado com água, sucos ou água de coco, evitando os refrigerantes. "Para quem gosta de beber cerveja, é importante intercalar com a água mineral", explica a nutricionista que chama atenção para os excessos cometidos durante as festas e lembra, "oito latinhas significam 980 calorias".

Já Sylvana Braga é categórica e afirma que para matar a sede, nada melhor que água. "Beba o tempo todo, em torno de 2 a 3 litros no mínimo. Caso se exercite muito (desfiles de escolas, esportes radicais, surfe), pode ser mais (4 litros). O ideal são as águas minerais que têm sódio, potássio e magnésio. Para a reposição de eletrólitos, as bebidas isotônicas também são bem-vindas e repõem os minerais perdidos", afirma a nutróloga que alerta para os principais sinais de desidratação. "Os sintomas que podem ser percebidos são: câimbras, moleza no corpo, tonturas, vômitos, pouca urina, enjoos, vista turva, luzes piscando, boca e pele secas. Desmaios, com a queda de temperatura e pressão também indicam a desidratação. Nestes casos, recomenda-se tomar um suco de fruta como laranja, limonada ou água de coco, que possuem absorção rápida e eficaz", ensina.

Para quem vai viajar, na hora de escolher o restaurante, opte por locais que ofereçam uma alimentação leve e balanceada. A nutricionista sugere que no almoço e no jantar é sempre bom dar preferência aos grelhados, verduras e legumes. Os vegetais também são ricos em fibras, importante para a reposição de minerais que são eliminados pelo suor. "A reposição de minerais é necessária, pois hidrata e mantém o pique na hora da folia".

Mas, se o seu destino é a praia, evite comer alimentos expostos ao sol ou as altas temperaturas. "Para se refrescar nestes dias quentes, sorvete é sempre uma boa alternativa, principalmente os de frutas, pois são mais hidratantes e menos calóricos. Mate, limonadas, água de coco e chás são úteis na reposição de líquidos", explica Sylvana.

Agora, se você está pensando em acompanhar os blocos de carnaval ou já está com o seu abadá comprado, a nutricionista recomenda que antes ou durante o percurso você ingira pelo menos um lanche leve ou uma fruta. "As barras de cereais também são uma boa opção, pois são práticas, gostosas e possuem em sua composição carboidratos e fibras", afirma.

Rita de Cássia ainda ressalta que nem sempre os lanches naturais são uma boa opção, pois se for mantido fora de refrigeração, a maionese e os frios estragarão. "Outro cuidado é com os petiscos preparados em ‘barraquinhas’ sem acondicionamento térmico visto que pode levar a uma intoxicação alimentar" completa a nutricionista.

Por Paula Perdiz

Comente

Últimas