Alimentos que ajudam no combate a varizes

O consumo de peixes, produtos desnatados e cereais integrais são excelentes para a circulação sanguínea

Alimentos que ajudam no combate a varizes

É cada vez mais comum a gente ouvir que determinado alimento ajuda na prevenção de doenças. Mas você sabia que alguns deles favorecem o controle da varizes?

Especialistas afirmam que alimentos como peixes, produtos desnatados e integrais auxiliam a circulação sanguínea, excelente para pessoas que tenham varizes. Assim como as fibras, presentes principalmente em verduras escuras que, além de facilitar a circulação desintoxicam o fígado.

Outra boa fonte são aqueles com vitamina C e bioflavonóides, potentes antioxidantes e excelentes para a circulação. Damasco, morango, tomate, ameixa e pêssego são alguns dos exemplos.

Frutas vermelhas como amora, framboesa, uva e mirtilo são alimentos que trazem alguns benefícios para a circulação, sobretudo o mirtilo, que fortalece as paredes das veias e dos capilares.

As varizes são veias doentes que apresentam um fluxo sanguíneo invertido a favor da gravidade quando estamos em pé (refluxo venoso), que se manifestam com acúmulo de sangue no vaso, que dilata.

Essas são dilatações e deformações, que ocorrem cinco vezes mais em mulheres do que em homens e geralmente atingem pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, atingem 40 milhões de brasileiros e 60% das mulheres com mais de 50 anos sofrem do problema em algum grau.

Fazer caminhadas auxilia no fortalecimento da musculatura, que funciona como uma bomba muscular impulsionando o sangue para o abdômen, evitando assim o refluxo e possibilitando o retorno venoso adequado. Por isso os exercícios físicos entram na lista de cuidados como prioridade e o sobrepeso ainda pode sobrecarregar o organismo.

Confira abaixo o que pode e o que não pode ir à mesa.

Carnes, aves e peixes

Escolha: peixes, peito de galinha ou de peru sem pele.

Com moderação: carne escura da galinha ou do peru, carne magra do boi, vitela, porco, cordeiro, camarão, siri, mariscos e mexilhões.

Evite: carnes gordas de boi, porco, cordeiro e ovelha; além de miúdos: fígado, rim, miolos, pele de galinha, embutidos, linguiça, presunto gordo e salsicha.

Produtos lácteos

Escolha: leite desnatado, iogurte desnatado, queijos magros, tipo minas e ricota.

Com moderação: leite semidesnatado.

Evite: leite integral; iogurte integral; queijos amarelos gordos; creme de leite; nata; manteiga; sorvete de nata ou creme; molhos com queijo ou creme de leite.

Gorduras e óleos

Escolha: óleos vegetais de milho, arroz, soja, girassol, oliva; margarina cremosa.

Com moderação: margarina dura.

Evite: banha; bacon; manteiga, frituras em geral.

Ovos

Escolha: somente a clara.

Evite: gema de ovo, omeletes, maionese.

Verduras, legumes e cereais

Escolha: verduras e legumes em geral; arroz, feijão, lentilha, massa sem ovo, milho, aipim cozido e todos os tipos de pães.

Com moderação: biscoitos, panquecas.

Evite: massas com ovos; pizzas; feijoada com carnes gordurosas; alimentos preparados com gordura animal; croissant; waffles; pastéis e sonhos.

Frutas

Escolha: qualquer fruta.

Evite: abacate e coco.

Sobremesas

Escolha: gelatinas, frutas, sorvete de frutas, bolo preparado com clara, farinha e açúcar.

Evite: doces, bolos, tortas preparadas com nata, gema ou chocolate; sorvete de creme ou de nata; pudim.

Diversos

Escolha: chá, café, mostarda, catchup, vinagre, temperos.

Com moderação: caju, amendoim, nozes, amêndoas.

Evite: chocolate.

Por Natália Farah


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