Ambiente ajuda no processo de emagrecimento

Ambiente ajuda no processo de emagrecimento

Segundo os conceitos de Programação Neurolinguística, o ambiente faz parte dos nossos níveis neurológicos de aprendizagem: espiritual, identidade, crenças, capacidades, comportamentos e ambiente. No emagrecimento o ambiente pode ser favorável ou desfavorável.

Ele é favorável quando a pessoa faz as refeições em casa e pode elaborar seu cardápio de acordo com a orientação adequada; quando seus familiares contribuem incentivando-a, e evita provocações em relação à comida; quando mora em local que possibilite caminhar ou freqüentar alguma academia de ginástica, sem muitos problemas; quando em seu trabalho pode fazer os lanches ou as principais refeições de maneira a seguir um cardápio saudável.

Ambientes da forma descrita acima colaboram para o emagrecimento, possibilitando adequar aos novos comportamentos. Com os comportamentos adequados, a pessoa pode ir solidificando-os pela repetição, reforçando suas capacidades. Estando seguro de suas capacidades, suas novas crenças vão se reforçando impulsionando sua identidade de magro.

É lógico que o ideal é mudar os pensamentos no sentido inverso, começando pelo espiritual até chegar aos ambientes. A regência é nesse sentido e direção. De nada adianta mudar o comportamento de comer tirando a fome da pessoa com medicamento se não mudar a crença de comer por necessidade do corpo. A pessoa engordará novamente tão logo pare de tomar medicamento.

Voltando ao ambiente, ele é desfavorável quando a pessoa precisa alimentar-se fora de casa, quando seus familiares ficam cutucando para comer mais um pouco ou que experimente pelo menos o doce ou o bolo dizendo "que é só hoje, você precisa comer um pouco".

Quando sua atividade social é muito intensa, com muitos jantares durante a semana, churrascos nos finais de semana, sair constantemente para comer fora e a família escolher pizzarias ou churrascarias tipo rodízio. Que seu trabalho exija freqüentar sempre com clientes os melhores restaurantes. Que mora em região que não possa caminhar pelas ruas e que, tampouco, tenha uma academia de fácil acesso etc.

Notem que neste caso, a pessoa precisaria praticamente o dobro de vontade da anterior que tem ambiente favorável. Não que seja impossível, mas precisa motivar-se muito mais. Usar mais criatividade na elaboração de seu método de emagrecimento e talvez até afastar-se um pouco de suas atividades sociais, até que se consolide os novos comportamentos pelas suas novas crenças.

Quem adquirir o comportamento de comer o necessário e o adequado ao seu organismo através de uma crença de que o corpo tem que ser alimentado e nutrido satisfatoriamente poderá freqüentar qualquer ambiente, favorável ou desfavorável.

Comente

Últimas