Anticoncepcionais e gravidez

Esclareça suas dúvidas sobre o assunto

Anticoncepcionais e gravidez

As pílulas anticoncepcionais ajudam a regular a menstruação da mulher, controlar hormônios, além de ser uma superajuda a não engravidar sem planejamento. Apesar de serem eficientes no último tópico, muitas mulheres acreditam em alguns mitos sobre a fertilidade enquanto tomam os remédios controladores.

Desfaça suas dúvidas sobre anticoncepcionais e gravizez agora e os use sem medo:

Os contraceptivos orais influenciam na fertilidade feminina?

Depende. Se a mulher toma a pílula há muito tempo, poderá ter mais dificuldades para engravidar, mas não será infértil. No entanto, sabe-se que, principalmente a idade, além de alguns hábitos das mulheres, possui importante impacto na fertilidade feminina.

Os anticoncepcionais ajudam as mulheres a ficarem mais férteis para quem sofre de ovário policístico?

Não. "Ter ovário policístico não significa, necessariamente, ter a síndrome dos ovários policísticos. Além disso, o contraceptivo oral é considerado a primeira linha de tratamento para quem não deseja gravidez", explica Renato de Oliveira, ginecologista especialista em Reprodução Humana da Criogênesis

Tomar anticoncepcional sem saber que está grávida faz mal ao bebê?

Não. "A pílula contém progesterona, hormônio que ajuda a manter a placenta. O que pode ocorrer é um pequeno sangramento, que geralmente é confundido com a menstruação, fazendo com que a mulher não perceba a gravidez logo de início. Porém, logo as mudanças físicas vão aparecendo, revelando a gestação", conta Oliveira.

É possível engravidar nos 7 dias de intervalo entre uma cartela e outra?

Não. "Desde que a mulher tenha feito o uso correto, não existe nenhum momento fértil para que possa surgir uma gravidez", afirma Renato.

O anticoncepcional pode mascarar problemas que realmente causam infertilidade?

Sim. Os anticoncepcionais estimulam os ciclos menstruais e, por isso, podem ocultar algum problema na fertilidade feminina.

A pílula do dia seguinte prejudica a tentativa de engravidar?

Depende. "O uso abusivo da pílula do dia seguinte pode levar a distúrbios hormonais relacionados à infertilidade. Vale ressaltar que o uso é indicado apenas em casos de emergências", afirma o expert.

É normal a menstruação atrasar após a suspensão do uso de anticoncepcional?

Não. "Os efeitos dos contraceptivos orais são reversíveis e, se a paciente não tiver nenhum outro problema, retomará ciclos regulares e a possibilidade de fertilidade. Obviamente, há exceções e pode ocorrer um atraso em alguns casos", explica ginecologista.

Por Caroline Sarmento


Comente

Assuntos relacionados: gravidez anticoncepcionais

Últimas