Aplicativo deve ajudar no controle do colesterol

O acessório está sendo testado por pesquisadores dos Estados Unidos

Aplicativo deve ajudar no controle do colesterol

Em breve, pessoas com colesterol alto poderão ter um forte aliado no controle da doença. Trata-se de um aplicativo para celular, que mede o nível de gordura no sangue.

O acessório está sendo testado por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos. O sistema funciona da seguinte maneira: primeiro a pessoa espeta o dedo com uma agulha para obter uma gota de sangue.

O sangue, então, é depositado sobre uma tira de teste, onde várias camadas separam seus componentes. No outro lado, um reagente tem a cor alterada, em função do teor de colesterol.

Depois, a tira é inserida em um pequeno dispositivo criado pelos engenheiros de Cornell que, acoplado ao smartphone, posiciona a amostra de sangue em frente à câmera e ao flash de led do aparelho.

Cabe ao aplicativo fazer a análise colorimétrica da imagem captada. Por enquanto, o resultado obtido é a dosagem de colesterol total. Usando um modelo de smartphone para o qual o aplicativo foi calibrado, chega-se a uma precisão de 1,8%, mais que suficiente para uso prático. O projeto foi chamado de smartCARD (de smartphone Cholesterol Application for Rapid Diagnostics).

Para esses pesquisadores, a novidade pode ajudar pessoas com excesso de colesterol a monitorar a saúde, prevenindo problemas cardiovasculares mais sérios. É um método muito mais simples e barato que um exame de sangue tradicional.

Por Natália Farah


Comente

Assuntos relacionados: saúde doenças colesterol

Últimas