Aprenda o que é verdade sobre varizes

Confira o porquê as varizes fazem questão de manter lugar de destaque nas pernas

Aprenda o que é verdade sobre varizes

No mundo dos leigos há muitos mitos sobre as varizes, aquelas veias que se dilatam e deixam de ser retas, ficando tortas e saltadas na pele. Os mais comuns ouvidos por aí são que usar salto alto, fazer depilação com cera e abusar nos treinos pesados na musculação propiciam o aparecimento ou potencializam o problema.

Os especialistas são categóricos em dizer que essas citadas acima não passam de mito. No entanto, há algumas verdades circulando fora da área medicinal. Nós pesquisamos e listamos abaixo as principais para você entender o que realmente faz com essas veias teimem roubar a cena das pernas.

A gravidez provoca varizes?

Não só causa como lidera a lista. Devido à alteração hormonal, a gravidez é um dos principais causadores de varizes. Os outros são: ingestão de hormônios femininos, seja por reposição ou anticoncepcionais, genética e excesso de peso.

As varizes são um problema genético?

Infelizmente, sim. Se seus pais têm varizes, há mais chances de que você venha a sofrer com o problema.

As meias elásticas ajudam na circulação?

Elas podem aliviar as dores e facilitar a circulação do sangue se forem apropriadas para a sua perna. O ideal é que a meia seja indicada por seu médico, jamais compre sem orientação.

As mulheres têm mais chance de desenvolver varizes do que homens?

Estudos mostram que sim, as mulheres costumam ter de duas a três vezes mais varizes do que homens. Devido a fatores hormonais e também por identificarem o problema mais facilmente, por depilarem as pernas. Muitas vezes homens têm varizes que ficam encobertas por pelos.

Viagens muito longas criam o ambiente propício para a formação de varizes?

Caso você se inclua nesse grupo, fique mais atento. Em trajetos longos de avião ou ônibus, por exemplo, nossas pernas costumam ficar muito tempo paradas na mesma posição e comprimidas. Isso aumenta a dificuldade do sangue da perna em retornar ao coração e dá condições para a formação de varizes ou de coágulos no sangue, que por sua vez podem causar TVP ou embolia pulmonar. A dica é se hidratar e movimentar as pernas com pequenas caminhadas ou o movimento de "sobe e desce", com o tornozelo e os pés. Recomenda-se ainda consultar um médico e verificar se é possível utilizar meias elásticas durante a viagem.

As varizes podem levar à trombose?

Verdade. Se a circulação do sangue ficar muito prejudicada por conta das varizes, existe o risco de formação de coágulos, que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).

Anticoncepcional causa varizes?

Sim. Porque provoca alteração hormonal, uma das causas das veias doentes (teleangiectasias). Os altos níveis de Estrogênio das pílulas anticoncepcionais aumentam a chance de varizes, pois alteram o funcionamento das válvulas do interior das veias. Se você precisa de contraceptivos e já apresenta varizes ou já realizou o tratamento, converse com seu médico sobre outras opções e outros métodos.

A alimentação influencia na formação de varizes?

Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção do peso adequado, o que, por sua vez, diminui as chances de desenvolvimento de veias doentes nas pernas. Pessoas que estão acima do peso colocam "carga extra" nas veias das pernas.


Por Natalia Farah

Comente

Assuntos relacionados: saúde doenças pernas varizes veias

Últimas