Artrite: dores se intensificam no inverno

Com atividades simples do dia a dia é possível driblar o incômodo que afeta as articulações

Artrite dores se intensificam no inverno

Atividades simples do dia a dia, como estender uma roupa no varal ou abrir uma lata de azeitona tornam-se complicadas para quem sofre de artrite. A doença é mais comum em mulheres entre 35 e 50 anos de idade, embora os idosos representem 40% da população.

Quem tem artrite sofre de inflamação nas articulações, área de encontro entre dois ossos, e está relacionada a uma disfunção no sistema imunológico que pode atacar o corpo todo.

A patologia quebra a cartilagem, justamente a que protege nossa articulação e permite que nos movimentemos de maneira mais suave. Com essa ausência normal de cartilagem, os ossos se friccionam causando dor, inchaço (inflamação) e rigidez.

As causas são desconhecidas, mas sabe-se que a origem genética é a principal via de acesso a dor. E quanto mais cedo diagnosticá-la melhor será o tratamento.

Dores aumentam no inverno

No inverno, as dores se intensificam especialmente no período da manhã, quando os músculos e articulações estão mais enrijecidos. Nessa época, a pessoa sente dor para levantar da cama e dar os primeiros passos, colocar as mãos em água fria e torna-se propício para ficar inerte debaixo da coberta esperando a "dor passar".

Se você sofre de artrite ou conhece alguém com o problema, leia abaixo dicas simples para driblá-la e manter uma vida saudável no tempo frio.

• Ainda na cama, logo cedo, estique os braços e pernas suavemente, um por um. Faça o mesmo no banho. O calor úmido é melhor do que o calor seco para a dor.

• Seque-se com uma toalha quente e tenha todas as suas roupas ao lado de um aquecedor, incluindo seus sapatos, de modo que tudo o que você colocar é quente.

• Pratique atividades físicas. A dança, por exemplo, solta todos os músculos e articulações e melhora da dor e rigidez. Mas lembre-se sempre de aquecer antes;

• A técnica do Tai chi chuan é excelente para todos que têm artrite, uma vez que reduz a rigidez e dor, aumenta a mobilidade e auxilia no equilíbrio. Já a yoga suave alonga e fortalece os músculos;

Outras sugestões para lidar com a artrite

• Ao segurar ou levantar um prato ou bandeja, coloque as palmas das mãos por baixo;

• Ao ler livros e jornais, não os segure nem aperte com os polegares;

• Use talheres com cabos mais grossos ou amplie as alças de facas e outros utensílios com tubos de espuma. Cabos maiores são mais fáceis de segurar;

• Ao cortar algo com faca, pegue-a com as duas mãos para ter mais força e segurança. Ou tente usar um cortador;

• Ao manipular ingredientes no preparo de alimentos, não prenda a colher com o polegar. Em vez disso, segure-a na palma da mão com os dedos enrolados em torno do punho;

• Ao escovar os dentes e pentear-se, segure a escova com todos os dedos;

• Lubrifique as fechaduras mais difíceis ou peça a um chaveiro para trocá-las

• Abuse dos antiderrapantes;

• Use tesoura com mola para cortar objetos. Elas diminuem o trabalho dos músculos e das articulações;

• Ao escrever, use uma caneta mais grossa ou emborrachada.


Por Natália Farah

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