A primavera traz dias mais quentes, além das flores, as estrelas da estação. No entanto, há um grupo de pessoas que torce o nariz com a notícia: os hiperalérgicos.
É justamente nessa época do ano que a liberação do pólen das plantas, a polinização, agrava ainda mais os problemas respiratórios, entre outros, como alergia a ácaros.
Os sintomas mais frequentes dos alérgicos aos grãos de polens, identificados pela medicina como polinoses, incluem crises de espirros, nariz escorrendo, ardência nos olhos ou lacrimejo, tosse irritativa e dificuldade de respirar.
A confirmação da alergia é feita diante do diagnóstico de um especialista, que vai identificar o problema a partir do histórico do paciente e exames clínicos. O tratamento prescrito deverá ser encarado de forma integrada com medicamentos específicos e alguns cuidados no dia a dia.
Vale até se ausentar do local onde mora e programar férias para lugares e zonas de menor risco.
1. Na primavera, deixe as janelas de casa e do carro fechadas;
2. Evite a prática de atividades ao ar livre ou ficar muito tempo exposto em dias de muito vento;
3. Tomar um banho de chuveiro ajuda a remover partículas de pólen depositadas na pele e cabelos;
4. Use o ar-condicionado em dias mais quentes;
5. Se existem queixas oculares associadas, a proteção com óculos escuros pode reduzir a ocorrência;
6. Em casa, tenha móveis fáceis de limpar com um pano úmido evitando que ande muito pó no ar;
7. Evite ter animais que soltem pelos, como cães e gatos;
8. Não coma nem beba alimentos que causam sintomas respiratórios.
Tratamento preventivo - O principal tratamento da asma é o preventivo, que pode ser feito com o uso de medicamentos que evitam o aparecimento dos sintomas. Eles devem ser usados inclusive quando não há sintomas, afirmam especialistas.Os corticóides inalados são os mais eficazes na prevenção das crises de asma. É importante lembrar que os remédios são eficazes quando há prescrição e acompanhamento médico.
Natália Farah
Receitas criativas e deliciosas para você preparar em casa sem se importar com a bagunça!