Associação Brasileira de Alzheimer investe em ações para familiares e cuidadores

Os grupos de apoio, organizam cursos, treinamentos e campanhas informativas sobre a doença

Associação Brasileira de Alzheimer investe em açõe

Uma doença silenciosa, progressiva e ainda irreversível. Assim manifesta-se o Alzheimer, um tipo de demência que degenera os neurônios, as principais células do cérebro. Aos poucos, a pessoa perde a memória, tem dificuldades de se comunicar, relacionar tempo e espaço, fazer cálculos simples e apresenta distúrbios na linguagem.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença afeta cerca de 37 milhões de pessoas no mundo e perto de um milhão só no Brasil. Ainda não se sabe as causas da enfermidade, apenas a certeza de que a doença aparece com mais freqüência em pessoas com mais de 60 anos. E com o envelhecimento da população o número de portadores tende a aumentar.

A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz) destaca que quanto antes a enfermidade for diagnosticada melhor. Para ajudar às pessoas entenderem melhor a doença, a entidade organiza grupos de apoio a famílias e cuidadores, promove cursos, treinamentos, campanhas informativas, além de atendimentos individuais e atividades direcionadas aos pacientes. Ao todo, são 21 regionais e 58 subregionais espalhadas nas cinco regiões do Brasil.

Mais informações no site da ABRAz ou no 0800 55 1906.


Por Natália Farah

Comente

Últimas