Bom humor de Michael J. Fox diante do Parkinson serve de exemplo

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

"Sofrer de Parkinson é somente parte de uma vida incrível e não o outro lado de uma vida incrível", confessa o ator

Bom humor de Michael J Fox diante do Parkinson ser

O tremor de repouso, que aparece quando os músculos estão em repouso e pode desaparecer ou ficar menos perceptível quando há movimentação dos músculos envolvidos, está entre as principais características do portador do Mal de Parkinson. A doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita.

A Organização Mundial da Saúde calculou cerca de 1% da população mundial com idade superior a 65 anos com a enfermidade. Apesar de não entrar nessa estatística, o ator Michael J. Fox, conhecido especialmente pela atuação na triologia ‘De Volta para o Futuro’, foi diagnosticado com a doença em 1991, e desde então a evolução da doença tornou-se inevitável.

O jeito alegre de viver e como tem encarado o problema servem de exemplo para pacientes e familiares de quem tem a doença. "A realidade do mal de Parkinson é que às vezes é estressante e, por vezes, engraçado. Acho que todos nós temos o nosso próprio saco de martelos, a nossa própria doença de Parkinson, nossas próprias coisas. E sofrer de Parkinson é somente parte de uma vida incrível e não o outro lado de uma vida incrível", concluiu.

Tratamento - Não existe cura para o Parkinson, que pode e deve ser tratado retardando o progresso. A grande barreira para se curar a doença está na própria genética humana, pois, no cérebro, ao contrário do restante do organismo, as células não se renovam.

A grande arma da medicina para combater o Parkinson são os medicamentos e, em alguns casos, a cirurgia, além da fisioterapia e a terapia ocupacional. Todas elas combatem apenas os sintomas. A fonoaudiologia também é muito importante para os que têm problemas com a fala e a voz.


Por Natália Farah

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas