Botox em tratamentos odontológicos – tudo o que você precisa saber

A toxina pode resolver problemas como bruxismo, sorriso gengival e até devolver a qualidade de vida para pessoas com paralisia facial
Botox na odontologia

Foto: iStock / © diego_cervo

A toxina botulínica ficou mundialmente conhecida pela sua eficiência no combate às rugas. Porém, o que nem todo mundo sabe, é que a substância pode ser altamente eficaz para alguns tratamentos odontológicos

Isso mesmo, o uso do famoso botox vai muito além da estética. Isto porque a droga age especificamente nas junções neuro-musculares, podendo ser usado no tratamento de várias patologias. 

Por exemplo: alguns pacientes com paralisia facial unilateral, podem desenvolver um quadro denominado Hipercinesia, que é quando há o rompimento do equilíbrio muscular da face (devido a um lado estar paralisado). 

O que ocorre é que o lado que não foi paralisado começa a “ganhar força” em relação ao lado afetado pelo problema. Resultado: o rosto começa a repuxar para o lado que não foi afetado pela paralisia, ficando Hipercinético. Essa situação muitas vezes traz sérios problemas sociais. Com o uso do botox, os músculos podem se fixar, o que acaba devolvendo qualidade de vida aos pacientes. Legal, não é? 

Além de ser usado no tratamento da paralisia facial, o botox pode ser usado para controlar o bruxismo (ranger dos dentes no período de sono), sorriso gengival, assimetrias faciais e até como prevenção em casos de implantes dentários. 

Este novo recurso terapêutico apesar de parecer definitivo, tem uma grande vantagem. Seus efeitos são reversíveis, assim, qualquer resultado indesejado, é revertido após algum tempo. Além disso, o recurso é extremamente seguro e seu risco alérgico é baixíssimo. 

O uso do botox para tratamentos odontológicos foi regulamentado em setembro de 2011 pelo Conselho Federal de Odontologia. Porém hoje, existem poucos profissionais habilitados para trabalhar com a técnica e muita procura, tanto dos colegas dentistas, como dos pacientes. 

Interessante, não? Se você precisa do tratamento com botox, vale dar uma pesquisada e procurar profissionais habilitados. Os resultados são super satisfatórios! 

Por Thamirys Teixeira


Comente

Últimas