Como adoçar sua bebida de forma saudável

Listamos os tipos de açúcares mais saudáveis e adoçantes naturais

Como adoçar sua bebida de forma saudável

Ouvimos por aí que o açúcar refinado faz mal à saúde, além de ser responsável pelo aumento de peso; muitas calorias e poucos nutrientes. No entanto, os adoçantes também são bastante criticados. E agora, como adoçar?

Veja algumas alternativas para adoçar seus alimentos, de acordo com suas necessidades e melhore sua saúde.

Açúcar cristal

Ele é bastante usado em receitas caseiras, como bolos e doces, mas depois de cozido, perde cerca de 90% dos nutrientes, sendo rico apenas em calorias. Uma colher de sopa tem cerca de 70 calorias. No entanto, ele é fácil de ser encontrado e não altera o sabor dos alimentos.

Açúcar mascavo

Quanto mais escuro for o açúcar, mais próximo do seu estado bruto ele está, o que significa que tem mais nutrientes. 100 gramas de açúcar mascavo contêm 85mg de cálcio, 30mg de magnésio, 22mg de fósforo e 346 de potássio. Portanto, ele é ideal para quem busca adoçar e também se nutrir, mas as calorias e o gosto são semelhantes ao açúcar branco; 100 g contêm cerca de 400 calorias, a mesma quantidade do demerara.

Açúcar demerara

Ele fica entre o mascavo e o refinado no que diz respeito à cor e refinamento. Ele altera menos o sabor dos alimentos do que o açúcar mascavo. Seus grãos são maiores e difíceis de serem dissolvidos. O demerara desagrada também por ter preço bem mais elevado do que os outros.

Adoçantes naturais

Frutose

Esse adoçante é natural, extraído das frutas e é mais concentrado que o açúcar branco. A frutose não é indicada para diabéticos nem para crianças, pois tem mais chances de provocar cáries.

Stévia

O stévia é retirado da planta stevia rebaudiana e tem alto poder adoçante, sem calorias e sem efeitos colaterais. O maior fator negativo em relação a ele é que pode alterar o gosto dos alimentos ou do cafezinho, sendo rejeitado pelo paladar. Como não tem contra-indicações, pode ser usado por qualquer pessoa.

Por Helena Dias


Comente

Assuntos relacionados: saúde açúcar adoçante

Últimas