Como controlar o seu colesterol

Como controlar o seu colesterol

Cerca de 40% dos brasileiros têm colesterol elevado, mas menos da metade trata o problema. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 17 milhões de pessoas morrem por ano em todo mundo devido a doenças do coração. No Brasil, mais de 300 mil óbitos são registrados em decorrência de infartos e derrames. Por esses números alarmantes é que foi criado o Dia Nacional do Controle do Colesterol, celebrado hoje, dia 8 de agosto.

A data é um convite para mudanças de hábitos alimentares, a prática de atividades físicas, abandono do tabaco e o controle de outras doenças - como diabetes e hipertensão arterial. "O colesterol é uma substância necessária ao nosso organismo, e desempenha diversas funções como transporte das gorduras, manutenção das células, fabricação de hormônios e de vitamina D. A maior parte do colesterol é fabricada pelo próprio organismo - no fígado -, ou ingerido através dos alimentos de origem animal. Apenas 30% do colesterol total são provenientes da alimentação (origem exógena), e os outros 70% são sintetizados pelo fígado (origem endógena)", explica Cyntia Carla da Silva, Coordenadora de Nutrição do HCor.

Segundo a coordenadora de nutrição, o colesterol da dieta está exclusivamente presente em alimentos de origem animal, como gema de ovo, frutos do mar, carnes gordas, frios, embutidos, no leite e laticínios integrais. Os outros nutrientes que contribuem também para o aumento do colesterol são as gorduras saturadas e a gordura trans.

"As gorduras saturadas são encontradas principalmente nas gorduras das carnes, leite integral e seus derivados, coco, gordura de coco e azeite de dendê. Já, os alimentos ricos em gordura trans são as margarinas em tabletes, de consistência dura, gorduras industriais utilizadas em preparações de chocolates, cremes, biscoitos recheados, sorvetes cremosos, entre outros. Os problemas surgem quando as pessoas passam a ingerir colesterol e gordura saturada em excesso, por meio de erros na alimentação. Nesses casos, a gordura excedente não é totalmente aproveitada pelo organismo e começa a ser depositada nas artérias - formando as placas de gordura (ateromas)", esclarece.

Engana-se quem vê o colesterol apenas como vilão. Na verdade, trata-se de uma gordura muito importante para o funcionamento do organismo. Existem dois tipos: o LDL e o HDL.

Dicas para controle do colesterol:

  • Substitua o leite e seus derivados integrais por produtos desnatados.
  • Evite o consumo de carnes gordas e embutidos.
  • Mantenha em sua dieta alimentos que não contêm gordura saturada e/ou hidrogenada.
  • Pratique exercícios regularmente.
  • Mantenha o peso ideal.
  • Controle fatores de risco como pressão alta e tabagismo.

  • Faça exames periódicos com acompanhamento médico.
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