Como funciona o metabolismo

Saiba como acelerá-lo para emagrecer

Como funciona o metabolismo

Quem deseja emagrecer sempre está lutando contra os ponteiros da balança e comete inúmeros sacrifícios para atingir esse objetivo. Mas mesmo com todas as abstinências, algumas pessoas não conseguem eliminar todos os quilinhos indesejados no período em que programou. E o culpado por isso pode ser o metabolismo.

O metabolismo é o conjunto de eventos que as substâncias químicas e outros nutrientes realizam no interior de um organismo vivo, produzindo energia para mantê-lo funcionando. Esse processo resulta em uma perda energética denominada gasto calórico total. Este é influenciado por fatores como genética, idade, peso, altura, sexo, exercícios físicos entre outros fatores.

A eficiência do mesmo é um ponto fundamental para o equilíbrio do nosso organismo. "Ele é o executor dos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula que constituem a base da vida", explica o nutricionista funcional e clínico Fábio Bicalho.

O metabolismo é um dos mais importantes e vitais processos biológicos."Ele é diretamente responsável pelo crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes".

Segundo Bicalho, o metabolismo é importante no processo de perda de peso, pois deixa em pleno funcionamento o organismo e seus compartimentos, fazendo a degradação, conversão e aproveitamento de todos os nutrientes ingeridos. "Ele fica lento por falta de aporte de nutrientes e água. Como consequência reduz a reprodução celular e diminui a taxa de metabolismo".

Alimentos ricos em aditivos químicos, corantes e sódio de adição atrapalham o funcionamento do mesmo. "Para acelerá-lo é necessários adequar a ingestão hídrica. Por isso é que devemos tomar pelo menos 2 litros de água ao longo do dia. Além disso, deve-se aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras, diminuir o consumo de industrializados e optar por orgânicos certificados", orienta o nutricionista.

Ingerir água é fundamental para o metabolismo, pois ela está presente na maioria das funções do organismo. "A água é componente importante na reforma celular e funcionamento de todos os compartimentos do ser humano. Necessitamos de boa hidratação e consumo amplo de nutrientes através da alimentação diária", diz Dr. Fábio.

O sono atrasado e a idade também interferem nas funções do organismo. "Um sono produtivo e regular é constituinte para melhorar o metabolismo", afirma Bicalho. "Com o passar dos anos o metabolismo tende a ficar mais lento, mas podemos minimizar os danos com bons hábitos na alimentação, além da prática de exercícios físicos regulares", finaliza.

Stefane Braga (MBPress)

Comente

Últimas