Como limpar cortina, carpete, tapete e bichinho de pelúcia

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Como limpar cortina carpete tapete e bichinho de p

Deixar a casa "um brinco" faz parte das preocupações da rotina feminina e mesmo as mulheres mais experientes, quando o assunto é limpeza, não se recusam a aprender alguns truquinhos que facilitam a vida. Confira algumas dicas para higienizar coisas que as vezes não são lembradas na limpeza diária:

Cortina - A melhor opção é usar o aspirador de pó. Ponha o bocal de escova e aspire a cada 15 dias. Elas devem ser lavadas duas vezes por ano. Coloque-as de molho de um dia para o outro, trocando a água três vezes, a primeira após 20 minutos, para que a poeira não manche o tecido. No dia seguinte, lave-a na máquina, selecionando o programa para peças delicadas. Seque na sombra.

Vale lembrar que se a cortina for de fibra natural, use apenas o método de aspiração. No caso das persianas um espanador basta, a lavagem deve ser feita a cada dois anos, por uma empresa especializada.

Carpete - O aspirador de pó também é a melhor opção nesse caso. Os carpetes precisam ser aspirados uma vez por semana e com mais freqüência em áreas de muito tráfego. A aspiração freqüente prolonga a vida útil do seu carpete, evitando o acúmulo de partículas sólidas que podem romper suas fibras. Acrescentar bicarbonato de sódio ao saco do aspirador é uma boa dica para combater os odores.

Tapete - A limpeza diária deve ser feita com aspirador para retirar poeira, areia e terra. No caso de acontecer um acidente e sujar o tapete o procedimento depende do que foi derrubado. Se cair um líquido, absorva o que for possível com uma esponja ou com um pano, sem esfregar. Se cair algo sólido, use uma colher ou a face lisa de uma faca para retirar o que puder. Complete a limpeza com um pano limpo, um pouco de água e algumas gotas de detergente neutro. Repita este procedimento várias vezes e trocando várias vezes o pano sujo por um limpo. Quando a mancha desaparecer, passe uma esponja ou um pano com água e depois enxugue. Quando estiver seco, escove suavemente os pêlos da área tratada, para recolocá-los na posição original.

Bicho de pelúcia - Além dos bichinhos ficarem sujos a preocupação maior nestes casos tem a ver com os ácaros que eles armazenam. Para removê-los coloque uma bacia com sabão em pó, misture bem, até fazer espuma. Use essa espuma, pegando com bucha macia, e esfregue por todo o bichinho, tire o excesso de espuma e líquido, com um pano seco e deixe secar ao sol. Quando estiver seco, coloque em um saco plástico (esses para congelar alimentos, adequado ao tamanho do brinquedo), tire o ar, feche bem, e leve ao freezer, por 24 horas, os ácaros não suportam baixa temperatura. Esse procedimento, deve ser feito de 15 em 15 dias.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas