Como tratar das varizes durante a gravidez?

Algumas dicas são manter sempre uma alimentação saudável para evitar o excesso de peso e praticar exercícios físicos leves

Como tratar das varizes durante a gravidez

Quem tem varizes sabe o quanto a dor e o inchaço incomodam. As veias dilatadas e deformadas surgem ao longo das pernas, especialmente em pessoas que precisam ficar de pé por bastante tempo.

A hereditariedade está entre as principais causas das varizes, seguida do aumento de peso, vida sedentária, além do uso de hormônios, causa principal de as mulheres serem as mais atingidas.

Os sintomas no público feminino pioram no período menstrual e na gravidez. Durante a gestação, por exemplo, há mudanças hormonais, e o aumento da pressão sanguínea nas pernas, provocados pelo crescimento do útero, favorece o aparecimento ou piora do quadro.

Para as que já têm varizes, especialistas indicam tratá-las antes da gravidez e interromper o processo nesse período. Isso porque há grandes chances de os vasinhos dilatados regredirem após o nascimento do bebê, principalmente em quem nunca teve o problema.

Medidas preventivas para as grávidas

Algumas medidas são recomendadas pelos médicos para evitar as varizes durante a gravidez, como usar meias elásticas, praticar exercícios físicos de baixo impacto, como hidroginástica ou natação leve, que ajudam na drenagem natural do corpo, elevar as pernas, não permanecer sentada ou em pé por mais de 40 minutos consecutivos, que só interrompem a circulação sanguínea.

Outras dicas que ajudam a reduzir os inchaços e melhoram o fluxo sanguíneo são as massagens, que podem ser feitas à base de calêndula vermelha e especialistas em drenagem linfática manual, além do uso de saltinhos entre 3 e 5 cm de altura. Por último, manter sempre uma alimentação saudável para evitar o excesso de peso.


Por Natália Farah

Comente

Últimas