Compulsão por açúcar, o que fazer?

Compulsão por açúcar o que fazer

O açúcar faz parte da dieta da maioria dos brasileiros. Doces, deliciosas sobremesas e bebidas que precisam ser adoçadas requerem a utilização de açúcar, ou a sua substituição.

Mas o açúcar pode gerar um hábito difícil de ser eliminado e que atrapalha muitas dietas. Entenda um pouco mais sobre o açúcar no emagrecimento.

A nutricionista funcional, Giovanna Arcuri, afirma que o açúcar cria um hábito nas pessoas, por isso é tão difícil de tirá-lo totalmente. "Mas com esforço conseguimos viver bem com poucas quantidades. Precisamos nos controlar", afirmou. Ela afirma que podem existir fatores orgânicos que levem a um grau de dependência física pelo açúcar ou somente fatores psicológicos que nos levam a um forte impulso ao seu consumo, por trazer lembranças confortáveis e sensações positivas. Mas não há estudos que comprovem a dependência psicológica por doces.

Segundo a nutricionista podemos substituir o doce por frutas, por alimentos lights, por chocolate 70% cacau e frutas secas e desidratadas como, por exemplo, nozes, amêndoas, macadâmia e castanha-do-Pará. "Todos esses alimentos auxiliam no equilíbrio dos níveis de glicemia no sangue, ajudando assim, a diminuir a vontade louca por doces", lembrou.

Os doces mais calóricos são aqueles com preparação de açúcar refinado, creme de leite e amanteigados. Algumas vezes as receitas podem ser adaptadas trocando o açúcar por adoçantes próprios para culinária.

Mas para emagrecer, nem sempre o açúcar tem que ser eliminado totalmente da dieta. "Devemos evitar ao máximo as preparações com o açúcar refinado e fazer a substituição dele por frutas e açúcar orgânico mascavo", afirmou a nutricionista.

A nutricionista explica que o açúcar refinado e os encontrados nas balas e doces sobrecarregam o pâncreas, que é uma glândula responsável pela produção da insulina - um hormônio transformador do açúcar (sacarose) em glicose. A glicose em excesso vira gordura e se acumula no organismo, causando doenças cardiovasculares como, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, entre outras.

O açúcar vem da cana, que é rica em minerais e vitaminas. A nutricionista explica. "Em compensação, o açúcar refinado é necessitado de todos os nutrientes e age mais como uma droga. Passa rapidamente através da parede do estômago, causando níveis de açúcar no sangue a subir e depois cair o pique. Com isso, em poucos dias, seu corpo torna-se fisicamente dependente e aí parar de consumir o açúcar pode ficar muito difícil", concluiu a nutricionista.

Por Catharina Apolinário

Comente

Últimas