Diabetes x Apneia: saiba qual é a relação

Cientistas americanos descobriram uma conexão entre a pré-diabetes e o distúrbio do sono.
Diabetes x apneia - saiba qual é a relação

Foto: Corbis / Ryan Stuart

No Brasil, 43% da população possuem algum tipo de distúrbio do sono, segundo a Organização Mundial de Saúde. Um deles é a apneia, uma doença que afeta a respiração enquanto uma pessoa dorme, e que pode influenciar os sintomas de uma outra doença já bem conhecida: a diabetes tipo 2. Cientistas americanos descobriram uma conexão entre a pré-diabetes e tal distúrbio do sono.

A apneia obstrutiva afeta a respiração durante o sono, que é frequentemente interrompido pelo relaxamento da língua e da laringe. Esta combinação também torna a garganta mais relaxada, criando um bloco que impede a inalação de oxigênio. Uma vez que o oxigênio é cortado por um determinado período de tempo, o cérebro aciona o corpo para que ele volte a inalar. 

A apneia do sono pode afetar o controle do diabetes de muitas maneiras. Na tentativa de retomar o oxigênio pela respiração, o organismo libera hormônios do estresse que podem elevar os níveis de glicose no sangue. E depois de uma noite mal dormida, é natural que o corpo fique mais cansado, não suportando a prática de exercícios. 

É comum também que, para se manter acordado, alguém que sofre de apneia precise se alimentar com mais frequência para não ficar sonolento durante o dia. Essa combinação de maior ingestão de alimentos e menos atividades físicas também contribui para o descontrole da diabetes.

Tratar a apneia do sono reduz a resistência à insulina, melhora a atenção e a motivação e leva a níveis de glicose no sangue mais estáveis. Por isso, a correção do distúrbio é utilizada como uma ferramenta no controle da diabetes. Mas alguns cuidados essenciais com a saúde são capazes de melhorar ambos os problemas, e os mais importantes são a perda de peso, bem como a manutenção de um peso saudável, já que os quilinhos a mais são péssimos amigos de quem sofre de apneia e diabetes.

Por Renata Branco


Comente

Últimas