Diabéticos devem ter cuidados no verão

O calor pode induzir a desidratação, o que aumenta o risco de hiperglicemia

Diabéticos devem ter cuidados no verão

Pouca gente sabe mas os portadores de diabetes 1 e 2 sofrem mais no calor, que pode acelerar a absorção da insulina de ação rápida, levando à hipoglicemia, o baixo nível de glicose no sangue.

Especialistas explicam que o calor também pode induzir a desidratação, o que aumenta o risco de hiperglicemia, o aumento da glicemia no sangue. Por isso nos períodos muito quentes é fundamental os diabéticos testarem, com mais frequência, os índices de glicemia.

Outro grande problema é o aumento da temperatura do corpo. Isso acontece devido a um comprometimento do sistema nervoso em razão da chamada neuropatia diabética.

Em outras palavras, as glândulas sudoríparas podem apresentar distúrbios na produção de suor, o que pode levar a quadros sérios de hipertermia, quando há a elevação da temperatura do corpo a patamares capazes de comprometer o organismo e levar até o paciente a óbito.

Para ter uma ideia de como isso acontece, um pequeno estudo comparou pacientes diabéticos e um grupo de participantes saudáveis, à medida que eles eram expostos a aumentos de temperatura.

Os participantes foram ligados a dispositivos que mediam a temperatura da pele, temperatura corporal e índice de suor. Quando as temperaturas subiram, o índice de transpiração dos participantes aumentou proporcionalmente; as temperaturas corporais continuaram constantes.

Segundo os cientistas, para os diabéticos, o suor pareceu se paralisar, independentemente de um aumento alarmante na temperatura corporal. A incapacidade generalizada dos pacientes de diabetes de suar pelo corpo teve um efeito profundo sobre a temperatura corporal.

Para driblar o calor excessivo que faz no Brasil, no verão, a dica dos médicos é ingerir bastante líquido e alimentos saudáveis, bem como a dose de insulina e de hipoglicemiantes/medicamentos orais. Outra recomendação é evitar as exposições prolongadas ao sol, além de usar roupas leves.

Por Natália Farah


Comente

Assuntos relacionados: saúde diabetes doenças

Últimas