Dieta causa mais refluxo entre os jovens

Alimentação inadequada é uma das causas

Dieta causa mais refluxo entre os jovens

45% da população no Ocidente tem refluxo gastroesofágico (DRGE), segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia. A doença é mais comum entre idosos e gestantes, mas gradativamente, também se torna comum entre os jovens por causa da alimentação inadequada ou por dietas mal estruturadas.

O refluxo gastroesofágico acontece quando o esfíncter (estrutura em forma de anel que fica no inferior do esôfago) não fecha corretamente e o conteúdo do estômago volta para o esôfago, causando uma sensação de queimação no tórax ou garganta, a popular azia. Existem casos em que a pessoa sente o gosto ácido na boca, chamado de indigestão ácida. Uma dieta com alguns alimentos pode provocar refluxo, por exemplo: frutas cítricas; chocolate; bebidas com cafeína; alho e cebola; essências de menta; alimentos apimentados; além de frituras, comidas gordurosas e baseadas em tomate, como molho de espaguete, pimenta e pizza.

Há outros sintomas que não estão relacionados à azia. A pessoa apresenta dor no tórax, rouquidão (geralmente no período da manhã) e dificuldade para engolir (sensação de comida engasgada, garganta apertada ou como se a pessoa estivesse afogada). Tosse seca e o mau-hálito também podem ser sintomas da DRGE.

Caso haja suspeitas, procure um médico ou um gastroenterologia para as devidas recomendações.

Por Caroline Sarmento


Comente

Assuntos relacionados: dieta refluxo

Últimas