Dieta rica em fibras pode combater asma alérgica

Os antioxidantes podem fortalecer as defesas dos pulmões ao eliminarem os radicais livres

Dieta rica em fibras pode combater asma alérgica

Uma pesquisa recente da Universidade de Lausanne, na Suíça, mostrou que uma dieta rica em frutas e verduras podem combater a asma alérgica, que também ataca no verão.

Os ratos alimentados com uma dieta rica em fibras tiveram pulmões menos inflamados quando expostos aos ácaros que provocam a doença.

Segundo os pesquisadores, que tiveram o resultado da pesquisa publicado na revista Nature Medicine, disseram que a dieta pode ser aplicada ao seres humanos. E sublinham como o que comemos pode influenciar o desenvolvimento de células imunes e doenças fora do intestino.

Os pesquisadores afirmam que o efeito protetor é o resultado de uma reação em cadeia em vários níveis. Ela começa quando a fibra chega ao intestino grosso, onde é fermentada pelas bactérias, e se transforma em ácidos graxos de cadeia curta, que são transportados no sangue.

Essas, por sua vez, contribuem para o amadurecimento das células do sistema imunológico na medula óssea. Atraídas pelos ácaros, as células migram para os pulmões, onde desencadeiam uma reação defensiva contra eles.

Os alimentos que contêm vitaminas do complexo B, como os vegetais de folhas verdes e leguminosas, podem ser úteis às pessoas cujas crises tenham origem no estresse. Há certas indicações de que os asmáticos podem ter deficiências em niacina e nas vitaminas B6 e C.

Os antioxidantes podem fortalecer as defesas dos pulmões ao eliminarem os radicais livres. Na lista dos que devem ser consumidos estão a vitamina A, presente no fígado; o betacaroteno dos frutos e legumes de cores vivas, como cenouras e pimentões amarelos ou vermelhos, e os vegetais de folha verde-escura, como o espinafre.

Já o magnésio presente no peixe, nas verduras, nas sementes de girassol e nos figos secos pode ajudar ao provocar o relaxamento das fibras musculares das vias aéreas.

Por Natália Farah


Comente

Assuntos relacionados: saúde doenças asma asma alérgica

Últimas