Doenças Assintomáticas e Obesidade

Obesidade  uma doença sem sintomas

Existem muitas doenças que apesar de irem se instalando vagarosamente, por um determinado período passam despercebidas.

Mesmo que a pessoa portadora de uma dessas doenças vá ao médico regularmente, se não for pesquisada de forma acadêmica, fazendo da interação médico/cliente, observe que escrevi cliente porque ela ainda não é considerada paciente, pois fez apenas uma consulta de rotina.

Dentre essas doenças assintomáticas (sem sintomas ou sinais) está a obesidade. Ela vai se instalando, se acomodando, causando apenas desconforto nas atividades, insatisfação na estética corporal, limitação nos exercícios físicos etc.

A grande maioria das pessoas reluta em combater esse incômodo lento e invisível porque essa guerra implica em agir sobre um dos maiores prazeres do ser humano que apesar de ser necessidade básica, vem revestida de prazer e alegria. Outra ação que deve ser feita é praticar exercícios físicos, mas isto tira a pessoa de sua comodidade.

A felicidade de um belo corpo e saudável é incompatível com a ociosidade. Com a progressão da obesidade todos perdem. A própria pessoa, seus familiares, os profissionais de saúde quando têm que agir sobre as conseqüências já instaladas, e se pensarmos no item financeiro, a própria pessoa perde, seu plano de saúde ou o sistema de saúde público. Além do prejuízo físico e financeiro há ainda o prejuízo emocional.

Para que essa doença, assintomática de início, não progrida, é interessante que cada um que se encontre nessa situação, procure tratar o quanto antes da obesidade para evitar cuidar da hipertensão arterial, diabetes, problemas nas articulações e coluna, aumento de colesterol, triglicérides, doenças cardiovasculares, enfim uma porção de complicações que ela normalmente acarreta.

Adquirir a crença de que precisamos comer por necessidade, em quantidade adequada e balanceada depende de buscar o conhecimento. Essa é a missão deste site, preocupado e estimulado em ajudar as pessoas nessa guerra de combate à obesidade.

Aguardo perguntas e sugestões.

Comente

Últimas