Dores nas pernas nem sempre são varizes

Este incômodo pode ter outras causas

Dores nas pernas nem sempre são varizes

Nem sempre as dores nas pernas são sintomas de varizes. Ainda que o problema cause bastante incômodo, o fenômeno pode ter outras origens, como trombose arterial ou venosa, flebite, problemas musculares, erisipela e doenças da coluna lombar, como a hérnia de disco.

As principais queixas clínicas dos pacientes para varizes são dores do tipo "queimação" ou "cansaço", sensação das pernas estarem pesadas ou ardendo, edema (inchaço) das pernas, principalmente ao redor do tornozelo.

Esses sinais costumam se agravar no fim do dia, quando se permanece por longo tempo em pé ou sentado, no calor, nos períodos próximos ou durante a menstruação e também na gravidez.

As varizes podem ocorrer nas duas pernas. Quem tem familiares com o problema tem mais pré-disposição genética para assumir as varizes na fase adulta. A presença dos hormônios femininos estrógeno e progesterona no organismo favorecem o aparecimento das varizes, motivo que faz as mulheres mais propensas que os homens.

O tratamento específico das varizes depende, fundamentalmente, da veia a ser tratada. São de tratamento cirúrgico, por exemplo, aqueles cordões varicosos, salientes e visíveis, que elevam a pele, e aquelas pequenas veias de trajeto tortuoso ou retilíneo.

As veias que são retiradas, por estarem doentes, não colaboram para a circulação do sangue. Ao contrário, sua retirada causa melhoria na drenagem venosa dos membros inferiores, aliviando sintomas e prevenindo as implicações da evolução da doença.

Naqueles pacientes que não querem ou não podem fazer nenhum dos tipos de tratamento citados, pode ser empregado o tratamento clínico com medicamentos, elevação dos membros inferiores e, fundamentalmente, o uso de meia elástica.

Não existe nenhuma relação estabelecida entre a formação de varizes e depilação ou uso de salto alto, assim como não há influência com relação a carregar peso. Subir escada pode ser considerado até um exercício físico.

Natália Farah


Comente

Assuntos relacionados: saúde doenças varizes dores nas pernas

Últimas