Entenda as causas de doenças no coração

Aterosclerose está entre as principais causas de morte no mundo

Entenda as causas de doenças no coração

Hipertensão, diabetes, má alimentação e falta de exercícios. Esses são alguns fatores de risco para a doença arterial coronariana, mais conhecida como doença cardíaca, que figura entre as principais causas de morte no mundo.

A doença acontece por uma enfermidade chamada aterosclerose, que ocorre quando substâncias gordurosas formam um acúmulo de placa nas paredes das artérias, que ficam mais estreitas.

Como a largura diminui, o fluxo de sangue que precisa ir ao coração pode ser reduzido ou até interrompido. Essa movimentação e quando a pessoa está em atividade, pode causar dor no peito, o mais comum, falta de ar, o famoso ataque cardíaco e outros sintomas, como fadiga e fraqueza.

Por isso o colesterol ruim, que vem dos alimentos gordurosos que comemos, continua na lista das principais razões das doenças coronarianas. Especialistas indicam que seu nível de ‘mau’ colesterol LDL deve ser o mais baixo possível, e seu ‘bom’ colesterol HDL deve ser o mais alto possível, para reduzir os riscos de desenvolver doença cardíaca coronária.

Claro que existem outras formas de a doença aparecer. Por exemplo, os diabéticos, hipertensos, quem tem doenças renais crônicas e fumantes têm mais chances de contrair o problema.

Agora, se você tem ou teve alguém na família com doença cardíaca, redobre a atenção, faça exames periódicos e pratique atividades físicas. Especialmente se a doença apareceu antes que a pessoa chegasse aos 50 anos.

Por Natália Farah


Comente

Últimas