Entenda seu metabolismo

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Entenda seu metabolismo

Metabolismo é a velocidade em que as células quebram os nutrientes dos alimentos para transformá-los em energia muscular, química, elétrica, etc.

Os alimentos são compostos complexos constituídos de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e sais minerais que pela digestão são divididos para serem aproveitados pelo organismo.

Algumas pessoas possuem o metabolismo mais lento que outras. Apresentam geneticamente uma função econômica nos gastos calóricos e tem como conseqüência o acúmulo de energia, facilitando assim o engordar.

Para essas pessoas, que normalmente reclamam que não conseguem emagrecer, é preciso mudar o estilo de vida para que queime mais calorias em relação ao que ingerem. Como? Com atividades que não sejam sedentárias e promoção de exercícios físicos regularmente.

Com o passar da idade, a partir de aproximadamente 23 anos, a fase de crescimento cessa totalmente, o gasto de energia corporal começa a declinar e o metabolismo fica mais lento.

Quando falamos em diminuição da velocidade de queima dos alimentos, esclarecemos que essa diminuição não é igual para todos, pois obedecem a uma ordem genética. É necessário compensar essa diminuição com a redução na ingestão de alimentos conforme o aumento da idade e não deixar de fazer exercícios físicos.

Uma das razões dessa diminuição é o fato da perda muscular progressiva que inicia nessa idade, os músculos são grandes consumidores de calorias. Daí a razão de insistirmos nas atividades físicas e exercícios.

Coincidentemente com a diminuição da exigência do organismo, nessa idade ocorre também uma acomodação no estilo de vida. A mulher se casa e deixa de ter uma vida mais intensa. O homem casado geralmente também tem um gasto calórico bem menor. Na vida de casado, nos primeiros anos, a oferta de calorias é maior também.


Antes do casamento é muito comum, principalmente as mulheres, emagrecerem mas voltam a engordar depois. Nessa situação de emagrecer e engordar repetidas vezes, o famoso "efeito sanfona", o metabolismo se descontrola e apresenta a tendência de voltar ao maior peso que a pessoa já teve.

Como vemos, o metabolismo é inteligente e tem a função de manter a pessoa em boas condições, mas o que o atrapalha são as atitudes das pessoas e o tipo de vida que estão levando.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas