Equilíbrio Ácido - Básico

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Equilíbrio Ácido  Básico

O metabolismo humano requer equilíbrio entre os componentes de suas reações químicas. Os alimentos podem ser classificados em ácidos ou básicos (alcalinos). Como exemplo, citamos: o estômago produz o suco gástrico, que é essencialmente ácido e as glândulas salivares produzem a saliva, que é alcalina.

Dá-se o nome de enzima às substâncias existentes em todos os organismos vivos e também os do corpo humano, que agem como fermentos específicos e que controlam muitas funções celulares. As enzimas da saliva são a ptialina e a amilase salivar e atuam, preferencialmente, nos carboidratos ingeridos. Essa é uma das razões para que as pessoas mastiguem bem e lentamente os alimentos. É para dar tempo para as enzimas atuarem nos alimentos. Se a pessoa comer depressa essa fase será comprometida.

No estômago temos as principais enzimas, que são pepsina e lipase.

O pâncreas secreta a amilase e a tripsina e o intestino delgado secreta a maltase, a sacarase e a lactase. A intolerância a alimentos está freqüentemente associada a deficiência orgânica de sua enzima específica. Exemplo, muitas pessoas depois dos 4 anos de idade não têm a enzima lactase, responsável para atuar na lactose do leite. Conseqüentemente se beber leite, o mesmo não será digerido satisfatoriamente, comprometendo a digestão.

Grande parte dos alimentos são ácidos ou formam ácidos na sua decomposição, sendo chamados de acidificantes. Para manter o equilíbrio devemos ingerir mais ou menos 4 alimentos alcalinos para cada alimento ácido ou acidificante. Traduzindo em porcentagens, 80% de alcalinos e 20% de ácidos.

Os alimentos que produzem acidez são o açúcar, arroz polido, bebidas alcoólicas, café, doces (chocolates, bolos, tortas, sorvete, bala, adoçados com açúcar), refrigerantes normais e todos cereais descascados. Alguns alimentos ácidos: aves, caldo de carnes, carnes e miúdos, ovos (a gema é alcalina), tomate cozido, queijos, chá preto e aromáticos.

Alguns alimentos alcalinos: batata, legumes, frutas, creme de leite, água natural, tomate cru, temperos como orégano, salsinha, coentro, manjerona, tomilho, sálvia, mostarda, pimenta, páprica etc.

O álcool e o fumo contribuem para a acidez do organismo. O oxigênio por sua vez é um elemento alcalino que deve participar sempre das nossas reações químicas. A acidez é prejudicial ao organismo. É bom reduzir alimentos e bebidas que produzem acidez.

Baseado nestas considerações, a boa alimentação - e principalmente quando se quer emagrecer - é aconselhável ingerir com as proteínas, várias verduras e legumes. Esta seria a combinação ideal.

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Últimas