Esquizofrenia X Transtorno bipolar

Embora bastante semelhantes, algumas características são bem particulares em cada doença

Esquizofrenia X Transtorno Bipolar

A esquizofrenia e o transtorno bipolar são doenças mentais difíceis de serem identificadas e exigem um diagnóstico sério e preciso. Embora bastante semelhantes, existem algumas diferenças bem particulares em cada uma.

Para começar, a esquizofrenia aparece de forma mais lenta que o transtorno bipolar, em geral, com sintomas iniciais mais rápidos.

No caso do transtorno bipolar, o paciente é altamente influenciado pelas alterações do humor. As alucinações, os déficits cognitivos e a disfunção social são menos comuns.

Já o esquizofrênico apresenta todas essas características. Para eles, o delírio é persecutório, ou seja, ele realmente acredita que está sendo perseguido e observado por pessoas que tramam alguma coisa contra ele. Imagina, por exemplo, que instalaram câmeras de vídeo em sua casa para descobrirem o que você faz a fim de prejudicá-lo.

Esse paciente tem pensamentos negativos que até levam ao suicídio. Em geral, a doença faz com que a pessoa tenha déficit cognitivo, quando há dificuldade de processar alguma informação, além de disfunção social.

Natália Farah


Comente

Últimas