Exame de câncer de pele será oferecido nas praias brasileiras

Exame de câncer de pele será oferecido nas praias

Doença mais frequente no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pele corresponde a cerca de 25% de todos os tumores malignos já registrados. E assim como muitos deles, o mal tem boas chances de cura se detectado logo no início.

Razões suficientes para que a informação sobre a doença seja cada vez mais divulgada à população. Próximo do verão, a Sociedade Brasileira de Dermatologia já começou a sua Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele. Nesta 11ª edição, um caminhão vai percorrer as principais cidades do nosso litoral e capitais: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Camboriú, Vitória, Vila Velha, Maceió, Aracaju, Recife, Natal, João Pessoa e Salvador. Neste fim de semana, dias 12 e 13 de dezembro, o tour estará no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, das 8h às 16h, entrada pelo portão 3.

"A exposição excessiva ao sol é o principal fator de risco do câncer da pele, daí a necessidade de utilizar-se a devida proteção contra os raios UV (UVA e UVB). Países como o Brasil estão mais expostos a esse tipo de doença e, por isso, é tão importante oferecer orientação a todos para diminuir a alta incidência e alcançar a cura", alerta a dermatologista Selma Cernea, coordenadora nacional da campanha, informando que a população de pele clara está mais sujeita ao mal, mas nem por isso representantes de outras etnias devem se descuidar.


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), apenas este ano esperam-se diagnosticar mais de 120 mil novos casos. Até o final do projeto, em fevereiro de 2010, serão cerca de 10 mil quilômetros rodados do litoral brasileiro. O caminhão irá realizar diagnósticos, entre 8h e 16h, a partir do exame de sinais, pintas e manchas. Apresentando suspeita da doença, os pacientes serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito nos serviços credenciados de cada estado.

Mais informações sobre o roteiro do "Tour de Prevenção" você encontra no site

http://www.previnaocancerdapele.com.br. Depois de São Paulo, a próxima parada será em Porto Alegre, dia 19, na Praia de Belas.

Comente

Últimas