Levante a mão quem não sofre com cólicas menstruais. Elas acontecem por que, nessa fase, nosso corpo aumenta a produção das prostaglandinas, substâncias que fazem o útero contrair para eliminar o endométrio, em forma de sangramento. Sabe quem pode te ajudar? Exercícios (e não torça o nariz ao ler isso aqui).
Veja 3 exercícios que você até pode fazer em casa.
1 - Tábua
Em um colchonete, deite de barriga para cima, mantenha os pés apoiados no chão, joelhos flexionados e os braços estendidos na lateral do corpo, retire devagar o bumbum do chão, vértebra por vértebra, até chegar à região próxima da coluna cervical. Sustente na ponte por 60 segundos e volte à posição inicial. Lembre-se: o bumbum deve ser o último a baixar. Repita este movimento pelo menos 10 vezes.
2 - Abraço
Deitada de costas no chão, dobre os joelhos de forma que as coxas toquem o abdômen. Abrace as pernas e gire o corpo para as laterais, por 60 segundos.
3 - Ponte
De joelhos, com as pernas afastadas, incline o tronco para trás, enquanto apoia as palmas das mãos no solo. Projete o quadril para frente, levantando-o o máximo que conseguir, até sentir uma tensão na parte anterior da coxa. Fique na posição por 60 segundos.
Alimentação também influencia
Alimentos que retardam o trânsito abdominal ou provocam fermentação, como farinha de trigo branca, açúcar, leites, queijos e outros derivados, devem ser evitados neste período.
Por Kelly Jamal