Exercícios físicos fortalecem os músculos e evitam artrose

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhor será o tratamento

Exercícios físicos fortalecem os músculos e evitam

O joelho é uma das partes do corpo que mais suporta carga e tem muitas articulações, por isso acaba sendo muito afetado pela artrose, também conhecida como osteoartrite.

A artrose causa dor no paciente, que pode levar a uma perda considerável de qualidade de vida, chegando a ocasionar danos irreversíveis, como a deformação e enrijecimento de membros.

Alguns dos principais sintomas da patologia podem ser facilmente percebidos em um rápido exame clínico, como uma articulação com dores, inchada, com falta de firmeza ou rangidos.

Dificuldades ou reduções na capacidade de movimento também podem ser indícios da artrose. Eles vêm acompanhados de outros sintomas, entre eles, desgaste natural das articulações, devido à idade, excesso de peso, traumatismo direto e doença inflamatória associada ao uso indevido da articulação.

Quando a pessoa percebe esses sinais, deve procurar um especialista e praticar exercícios físicos, que são fundamentais para uma boa articulação.

Segundo especialistas, os melhores são os resistidos - aqueles realizados contra alguma forma de resistência à contração muscular - que fortalecem os músculos, e os de alongamento, que permitem um ângulo de movimentos adequado.

Outros bem simples podem ser feitos em casa para amenizar as dores e melhorar a qualidade de vida. "Ao se deitar e antes de levantar, o paciente pode esticar uma perna de cada vez, alongando a parte posterior da mesma, fazendo duas séries de 10x cada perna. Essa simples ação ajuda a lubrificar a articulação e alongar a musculatura", explica a fisioterapeuta, Mariana Schamas.

Quanto mais cedo o diagnóstico for feito, melhor será o tratamento. Do contrário, corre-se o risco de danos irreversíveis ao corpo. Apenas 42% dos pacientes que tem a doença estão diagnosticados.

Por Natália Farah


  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: saúde doenças artrose

Últimas