Falta de memória na menopausa

Falta de memória na menopausa

Ondas de calor, insônia, irritabilidade e menor desejo sexual. Que esses são sintomas da menopausa todo mundo sabe. Mas você sabia que estudos recentes começam a mostrar que a menopausa também interfere na memória feminina?

O neurologista Ricardo Teixeira, conta que apesar de 60% das mulheres se queixarem de falta de memória na menopausa, poucas pesquisas foram feitas para entender o que realmente ocorre com o cérebro das mulheres nessa fase da vida.

Além das dificuldades de memória, os poucos e recentes estudos realizados sobre o tema mostram também uma relativa lentificação no processamento cognitivo, ou seja, as mulheres apresentaram mais dificuldade de atenção, concentração, planejamento ou cálculo; raciocínio mais lento; dificuldade de percepção e compreensão de situações; e desorganização do pensamento.

Para tentar driblar o efeito da menopausa, as mulheres nessa fase da vida devem seguir recomendações como: buscar o equilíbrio mental, realização de atividades intelectuais balanceadas com lazer, atividade física e sono regular, além de dieta equilibrada. Nesse último quesito, é recomendável o consumo regular de peixes ricos em ômega-3 como salmão, atum e sardinha que são bons para a memória.

"Há também evidências de que a reposição de estrogênio pode ser benéfica ao desempenho cerebral na fase de transição da menopausa e que esse efeito positivo parece não ser sustentado após o período de transição. Essa é mais uma evidência de que os benefícios do uso prolongado de reposição hormonal não conseguem superar os riscos.", explica o neurologista.


Teixeira conta que o estudo mais recente que avaliou essa questão mostrou que o menor desempenho cognitivo parece ser limitado. "As mulheres voltaram a apresentar o mesmo desempenho que tinham no período pré-menopausa. Esse resultado sugere que a flutuação hormonal no período de transição possa ter mais influência no funcionamento cerebral do que a redução dos níveis propriamente dita."

Comente

Últimas